Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac aprova novo projeto de pesquisa na Capes

Ufac aprova novo projeto de pesquisa na Capes

por Ascom02 publicado 31/01/2014 15h53, última modificação 31/01/2014 15h53

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, acaba de aprovar um financiamento de cerca de R$ 1,5 milhão para o desenvolvimento de atividades de um projeto com alevinos e juvenis de pirarucus, sob a coordenação do professor Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez, líder do grupo de Nanociência da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Mais especificamente, o projeto se desenvolverá em três fases: a análise bacteriana dos peixes; os estudos da influência do estado imunológico dos peixes alimentados com probióticos; e as atividades de comunicação e transferência de tecnologias obtidas a partir dos estudos desenvolvidos.

De acordo com Ruiz, “como as infecções bacterianas em pirarucu são ainda desconhecidas, estudos da flora bacteriana desse peixe serão conduzidos, com o objetivo de identificar tanto as bactérias patogênicas quanto as não patogênicas que poderiam ser utilizadas como probióticos. Pretende-se combinar a adição dos probióticos na dieta de alevinos de pirarucu, com o plano de vacinação”.

O financiamento para o projeto da universidade acriana foi contemplado com recursos do programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade, lançado pela Capes em setembro de 2012, em parceria com as diversas fundações de amparo à pesquisa dos estados da região amazônica. Quanto às temáticas, o Pró-Amazônia contempla questões relativas à agroecologia, fármacos, sustentabilidade em núcleos urbanos e biotecnologia.

Postado em: 31/1/2014