Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac aprova novos Doutorados Interinstitucionais e Mestrado Interinstitucional

Ufac aprova novos Doutorados Interinstitucionais e Mestrado Interinstitucional

por Ascom-01 publicado 26/11/2014 11h10, última modificação 26/11/2014 15h19

A Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) um novo Mestrado Interinstitucional (Minter) em Administração em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dois Doutorados Interinstitucionais (Dinter): um em Estudos Linguísticos (com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita) e outro em Enfermagem (com a Universidade Federal de São Paulo).

Para o reitor, Minoru Kinpara, a aprovação destes cursos de pós-graduação interinstitucionais constituem um grande passo para o fortalecimento da Ufac. “Os profissionais da área de Enfermagem e da área de Letras terão a oportunidade de realizarem um doutorado para que possamos melhorar ainda mais as ações acadêmicas da nossa instituição. Além disso, os servidores técnico-administrativos poderão cursar pós-graduação, em nível de mestrado, na área de Administração. Essas são notícias que vêm completar as grandes conquistas que a Ufac já conseguiu durante o ano de 2014”, ressalta Kinpara.

O Minter em Administração foi articulado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração (EA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possibilitará a formação dos servidores da Ufac em nível de mestrado, qualificando docentes e técnico-administrativos na área de gestão, proporcionando a formação qualificada para a implantação do futuro curso de graduação em Administração na Ufac.

Para o Minter em Administração serão selecionados 30 candidatos. Os servidores da Ufac interessados em participar da seleção de mestrado em Administração deverão se inscrever no certame por meio de edital público, preencher a ficha cadastral, apresentar a cópia do RG e do CPF, Curriculum Lattes, histórico escolar e diploma do curso de graduação, fazer o teste da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (Anpad) com nota mínima 300, apresentar carta de recomendação assinada pela chefia imediata da Ufac e declaração de compromisso da instituição empregadora de liberação para as atividades de curso. Além disso, os candidatos deverão prestar prova de redação e participar de entrevista em dia e horário previamente determinados. Os pesos do processo de seleção serão os seguintes: teste Anpad = 3; redação = 2; Curriculum Lattes = 2; Entrevista = 3.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josimar Ferreira, o mestrado em Administração é uma demanda antiga dos servidores, em especial dos técnico-administrativos. “O mestrado em Administração era um sonho para muitos servidores da Ufac, porque além da melhoria da prestação dos serviços nos setores administrativos, garante também a elevação da qualificação profissional”. Ferreira salienta também que a “interlocução com outras instituições enriquece muito a difusão do conhecimento e o  programa em Administração da UFRGS contribuirá muito na geração de novas políticas públicas e conhecimento científico, além da nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa na Ufac”, finalizou.

Também foram aprovados junto à Capes dois Dinters: um em Estudos Linguísticos e outro em Enfermagem. Os Doutorados Interinstitucionais irão atender às demandas dos docentes do campus Floresta e da sede. Outras duas propostas estão em análise pela Capes: um Dinter em Ciências Criminais e um Minter em Direito.

Postado em: 26/11/2014