Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac assina acordo para gestão compartilhada do CVT bambu com parceiros
conteúdo

Ufac assina acordo para gestão compartilhada do CVT bambu com parceiros

por aquinei publicado 03/07/2015 20h55, última modificação 03/07/2015 21h01

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, assinou hoje pela manhã, 3, com a secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) acordo de cooperação técnica para a gestão compartilhada do Centro de Vocação Tecnologia (CVT) do bambu.

O objetivo do acordo é dar prosseguimento às atividades relacionadas à implantação do CVT bambu como parte integrante do projeto Habitats de Inovação e que, ao logo do tempo, se torne uma realidade comercial, trazendo retorno social, ambiental e econômico para o Estado.

“Nesse acordo de cooperação relacionado ao CVT bambu, todas as instituições se comprometem a atuar e dispor do corpo técnico para o desenvolvimento das pesquisas relacionadas a essa matéria prima”, afirma a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza.

A princípio, a proposta é realizar 16 oficinas relacionadas ao manejo, produção de mudas, construção civil, preservação, secagem, ou seja, todos os processos necessários desde a colheita até o beneficiamento.

“Cerca de 400 famílias vão ser chamadas para participar desse treinamento, neste momento, basicamente, em dois polos: na Reserva Extrativista Chico Mendes e na Floresta Estadual do Antimary”, diz Dixon Afonso, tecnólogo em Construção Civil da Fundação de Tecnologia do Acre.

O acordo foi assinado pelos representantes da Sect, da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), da Fundação de Amparo a Pesquisa do Acre (Fapac), da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Federal do Acre (Ifac), do Instituto Dom Moacyr (IDM), do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da União Educacional do Norte (Uninorte).

Fonte: Assessoria Sect

Foto: Clovis Pereira/Sebrae