Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac capacita estudantes de Engenharia Florestal com formação em agroecologia

Ufac capacita estudantes de Engenharia Florestal com formação em agroecologia

por Ascom-01 publicado 30/01/2013 12h20, última modificação 30/01/2013 15h57

O Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Arboreto, iniciou nessa terça-feira, 29, no Projeto de Assentamento Humaitá (localizado no município de Porto Acre), uma atividade de formação em agroecologia, conduzida pela professora Andréa Alechandre, para uma turma de seis estudantes concludentes do curso de Engenharia Florestal. Serão realizados quatro encontros com os estudantes até o fim do mês de fevereiro.

De acordo com o professor Tadeu Melo da Silva, subcoordenador do Arboreto e titular da disciplina Silvicultura dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da Ufac, “essa é uma ação de extrema importância para a formação dos nossos alunos, porque eles terão a oportunidade de interagir com um grupo de produtores rurais que já trabalham com agroecologia há mais de quinze anos”.

Os atuais dirigentes do PZ da Ufac têm a intenção de ajudar a formar profissionais que dominem técnicas de gestão sustentável do uso da terra. “Por conta disso é que existe a preocupação em levar os estudantes para essa experiência prática, aliando o saber científico ao tradicional. Certamente os estudantes que participam de um processo como esse saberão lidar melhor com as especificidades regionais, depois de formados”, explicou Tadeu Melo.

Educação florestal

O Arboreto é um setor do PZ da Ufac cuja principal proposta é a de fomentar a pesquisa e a educação florestal, de modo a recuperar áreas degradadas no Acre. Originou-se em 1982, com o objetivo de testar a resposta de crescimento de espécies florestais e frutíferas, tanto na sombra quanto no sol. Dessa experiência surgiu uma metodologia de educação agroflorestal, segundo a qual os saberes tradicional e científico se unem para gerar estratégias de uso da terra de forma mais sustentável.

Do ponto de vista prático, os profissionais que trabalham no setor desenvolvem ações no sentido de gerar informações sobre a biologia e a ecologia de espécies arbóreas regionais, no intuito de subsidiar a implantação de sistemas agroflorestais e contribuir para a aplicação e a disseminação da agroecologia na Amazônia.