Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac desenvolve ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Ufac desenvolve ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

por Ascom-01 publicado 27/11/2013 07h00, última modificação 27/11/2013 08h36

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, o dia 1 de dezembro próximo vai ser palco de inúmeras ações, planetariamente falando, de esclarecimento sobre as causas, prevenção e tratamento da doença, que hoje afeta milhões de pessoas. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), essas ações serão coordenadas pelo professor doutor Creso Machado Lopes.

Especificamente falando, essas ações serão desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Educação para o Trabalho da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (PET/SVS-MS). As ações consistem em exposição de cartazes, álbum seriado sobre as DSTs, dados estatísticos sobre a Aids no Brasil, na região Norte e no Acre, além de projeção de filmes a respeito do tema.

“Toda essa gama de atividades terá início no dia 29, uma sexta-feira, a partir das 11h30, nas imediações do Restaurante Universitário da Ufac. Optamos por começar as atividades antes do dia instituído pela OMS porque neste ano caiu num domingo. Assim, começando no dia 29 de novembro, nós ganhamos mais um tempo de divulgação. Mas as ações não se limitarão a um só dia, prologando-se por uma semana”, explicou Lopes.

Ainda no dizer de Lopes, é importante salientar que, apesar das inúmeras campanhas realizadas para a prevenção da doença, pode-se dizer que os números de infectados ainda são alarmantes. “Para se ter uma ideia”, disse o professor, “em dezembro de 2012, segundo dados do Ministério da Saúde, existiam 656.701 casos registrados no Brasil, sendo 32.140 na região Norte, 706 no Acre”.

O Grupo PET/SVS-MS da Ufac é formado por um tutor (Creso Machado Lopes), duas preceptoras (Lúcia Fátima de Carlos Paiva Luna e Necila Fernandes), além dos seguintes bolsistas: Felipe Rene Alves Oliveira, Thales Antônio Pinheiro Scherer, Maria Alcineide do Nascimento, Sandra Cristina Bezerra de Almeida, Amoira Celeste de França Ballalai, Geisiane Aparecida Barbosa, Rosenilza Lima e José Edenir Silva.

Saiba mais:

Casos de Aids no Estado do Acre