Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > UFAC diz que adesão do Enem foi satisfatória

UFAC diz que adesão do Enem foi satisfatória

por petrolitano publicado 11/01/2012 10h10, última modificação 11/01/2012 10h32

ufac_enem_capa

A reitora explica que a adesão do Enem fortalece o ensino médio

por Anne Moura

A adesão do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, como entrada na Universidade Federal do Acre, UFAC, causou de início certo receio por parte dos estudantes. Eles temiam que, por conta da má fama do Ensino Público do Estado, suas vagas na instituição fossem preenchidas por estudantes de fora.

Entretanto 76% das vagas da UFAC foram preenchidas por estudantes acreanos. Uma prova que o desempenho dos estudantes e do ensino acreano melhorou, e que o Acre subiu no ranking nacional de ensino público. Mais de 80%, dos estudantes da rede pública do Estado participaram do Sistema Estadual de Avaliação de Aprendizagem Escolar. Provas de matemática e português foram aplicadas e os resultados mostraram um aumento significativo, no desempenho dos alunos.

Olinda Baptista, reitora da UFAC, explica que a adesão do Enem vem para fortalecer o Ensino Médio. Segundo ela, este é um dos melhores caminhos para a melhoria do ensino no estado.

Apesar de haver divergências no próprio conselho, ela espera que o Enem continue como a forma de ingresso no ano que vem, já que foi provado que os alunos acreanos têm capacidade de se comparar com os alunos de outros estados brasileiros. “Através do Exame, os professores terão de melhorar sua forma de dar aula, sua didática. Os alunos estarão cada vez mais preparados.”, explica.

A opinião de quem prestou o vestibular

Lucas Moura, aluno de comunicação social da Universidade Federal do Acre, ingressou na instituição quando ainda era vestibular. Entretanto, ele acredita que o Enem é uma boa forma de entrar na faculdade. “Acredito que seja a melhor forma, já que o Acre está entre os estados que possuiu um desempenho considerável, nas médias do Exame.”, diz o aluno.

Arison Jardim também fez o vestibular, e também acha que o Enem é uma boa forma de entrar na Universidade. “Assim nós podemos nos testar, estamos nos equiparando com as pessoas de todo o país. É uma ótima forma de saber o quanto estamos estudando”, diz.

Quem fez o Enem

Maria Júlia fez o Enem para Medicina. Infelizmente, não passou. Ela diz que estudou bastante, mas que, mesmo assim, não foi o suficiente. “Eu pensei que estava preparada, mas não foi o suficiente. Agora, terei de esperar mais um ano. Acredito que se fosse na época do vestibular, teria conseguido. As pessoas de fora são muito mais preparadas”, diz.

A UFAC diz que esse foi um ano de experiência. Existem ainda boatos de se criar uma cota para acreanos. Esta talvez seja uma última alternativa para que mais acreanos ingressem na universidade. Olinda desmente a situação e explica que vivemos em um país livre, onde todos podem prestar vestibular em qualquer lugar. Resta saber se a situação melhorará no ano que vem.

Fonte: Jornal O Rio Branco