Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e prefeitura de Assis Brasil assinam termo de cooperação para internato rural para o curso de Medicina

por glauco publicado 08/07/2015 10h18, última modificação 08/07/2015 10h18

O reitor em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Enock Pessoa e o prefeito de Assis Brasil, Humberto Gonçalves Filho, assinaram hoje pela manhã, 8, acordo de cooperação para que os alunos de Medicina da Ufac possam atuar no internato rural daquele município.

A Ufac vai organizar e ofertar o internato rural em Assis Brasil e os alunos que forem aprovados no processo seletivo irão receber uma ajuda de custo no formato de bolsa de extensão. A prefeitura de Assis Brasil fornecerá o alojamento para hospedar os estudantes, bem como alimentação durante o estágio. Os alunos atuarão nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e serão supervisionados por um profissional a cargo da prefeitura.

Este acordo inicial faz parte de um programa permanente que segundo o reitor em exercício, Enock Pessoa, pretende levar outros profissionais da área de saúde para Assis Brasil. “Queremos levar os alunos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição. A Ufac quer garantir presença nos municípios do Acre”, explicou Pessoa. O programa está planejado para durar de agosto de 2015 a fevereiro de 2016, com os alunos do último período do curso de Medicina.

O prefeito de Assis Brasil, Humberto Gonçalves Filho, acredita que a saúde é o pilar de qualquer gestão e que o município está preparado para receber tanto esses alunos do internato como possíveis médicos residentes. “Este convênio é de uma importância sem tamanho para o povo de Assis Brasil, receberemos estes médicos que estão saindo com vontade de trabalhar, que estão bem preparados para atuar na região para aprender a gostar de trabalhar no interior. A população só tem a ganhar.”, disse Gonçalves Filho. O município de Assis Brasil conta hoje com um três postos de saúdes e um laboratório de análise clínica. “Essa é a estrutura que irá absorver os estudantes de Medicina da Ufac”, finalizou o prefeito.

Postado em: 8/7/2015.