Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e prefeitura firmam parceria para recuperação do anel viário do campus

Ufac e prefeitura firmam parceria para recuperação do anel viário do campus

por Ascom-01 publicado 06/02/2013 10h34, última modificação 06/02/2013 10h34

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, participou ontem pela manhã, 5, de reunião com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, para definir parceria para a recuperação do anel viário da Ufac e construção do Terminal de Integração em frente à instituição. Participaram do encontro a vice-reitora Guida Aquino; o pró-reitor de Planejamento Alexandre Hid e o vice-prefeito Márcio Batista.

O Terminal de Integração será erguido em frente à universidade e vai garantir mais linhas de ônibus ligando a Ufac a vários bairros, sem a necessidade de passar pelo centro da cidade. O terminal será construído com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Jorge Viana, totalizando um investimento de R$ 800 mil.

A ampliação e recuperação do sistema viário do campus da Ufac foi outro assunto debatido na prefeitura. O pró-reitor de Planejamento da Ufac, Alexandre Hid, explica que o valor do projeto é de R$ 3 milhões e que a instituição já tem metade dos recursos garantidos. Segundo ele, a Ufac vai contratar a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) para realizar o serviço, que inclui asfaltamento e recuperação de vias e de calçadas. A prefeitura vai colaborar com o projeto, que prevê ainda a ligação interna da Ufac com o Parque Zoobotânico e a Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal).

AMAC

Como presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), o prefeito Marcus Alexandre pediu o apoio técnico do corpo docente da Ufac para os novos prefeitos do interior. Relata que as prefeituras precisam de orientação com relação a temas como a construção de aterros sanitários, que, por lei, devem estar prontos até 2014. Para o prefeito, a instituição, que tem educadores ligados a vários temas, poderá prestar importante apoio às prefeituras.

(Com informações da Ascom — Prefeitura de Rio Branco.)