Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e Seaprof realizam evento em parceria

Ufac e Seaprof realizam evento em parceria

por Ascom02 publicado 10/11/2015 15h30, última modificação 11/11/2015 08h27
Intuito é aproximar ensino, pesquisa e extensão ligados ao desenvolvimento das cadeias produtivas no Acre

Nos dias 12 e 13 de novembro será realizado, no centro de convenções do hotel Comfort, em Rio Branco, o World Café: pesquisa e extensão para produção agroflorestal. O evento é uma parceria entre governo do Estado e Universidade Federal do Acre (Ufac) e visa à aproximação entre ensino, pesquisa e extensão.

“O evento foi pensado para consolidar o início de um processo de parceria entre a Ufac e a Seaprof [Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar] para que se possa compartilhar pesquisa e extensão nas comunidades rurais do Estado. Na prática, o que buscamos é levar a universidade para fora do campus, desenvolvendo, quem sabe, monografias, dissertações e teses nessas localidades”, justificou a professora vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Nazaré Macêdo.

Ao todo, serão montadas 13 mesas de conversa para 39 professores e 39 técnicos discutirem as cadeias produtivas desenvolvidas atualmente no Estado: castanha, borracha, grãos, manejo de lago e piscicultura, açaí, banana, fruticultura, mandioca e mel. Temas transversais como assistência técnica, organização social, manejo agroecológico de solo e meio ambiente também estarão em pauta.

“Trata-se de uma construção coletiva em que todos têm o mesmo direito a voz. Pouco adiantaria um acordo assinado pelas esferas superiores se na base há pouco contato. Precisamos nos conhecer. Esse é um primeiro passo”, apostou Nazaré.

“A partir de conversas iniciais, vamos durante o evento, organizar um plano de trabalho voltado para a cadeias produtivas rurais no Estado. O resultado desse trabalho nos atenderá para a formalização breve de um convênio entre a secretaria e a universidade”, antecipou o diretor do CCBN, Carlos Eduardo Garção.

Participam da realização do World Café: pesquisa e extensão para produção agroflorestal  a Seaprof, o CCBN, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre).

Postado em: 10/11/2015