Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac e UAP realizam intercâmbio visando parcerias

Ufac e UAP realizam intercâmbio visando parcerias

por Ascom02 publicado 18/07/2014 16h16, última modificação 18/07/2014 16h16

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou, nos dias 16 e 17 deste mês, uma série de reuniões com a Universidade Amazônica de Pando (UAP), situada em Cobija, na Bolívia. A universidade fica próxima à fronteira com o Brasil, na divisa da Bolívia com o município de Brasileia.

A equipe da Ufac, composta pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, e pela produtora cultural Fabiana Chaves se deslocou até a UAP para tratar de diversos assuntos. A equipe foi recebida pelo reitor da universidade. As principais pautas abordadas foram: divulgação da 66ª SBPC, por meio de material gráfico; participação da UAP na SBPC Cultural; 2º Seminário de Cultura da Amazônia e assinatura do termo de cooperação interinstitucional.

Participação na 66ª Reunião Anual e SBPC Cultural

Para a divulgação da 66ª SBPC, a equipe da Ufac levou diversos materiais gráficos: cartazes, panfletos e fôlderes. Além disso, acertou os últimos detalhes da vinda da delegação boliviana para Rio Branco, para participação no evento. Parte da equipe da UAP chega na próxima quarta, 23,  e outra parte no sábado, 26.

Ficou definida, também, a participação da UAP na programação da SBPC Cultural. Uma apresentação de danças típicas bolivianas será realizada na quarta-feira, 23, às 18h.

“A cultura amazônica é internacional. A participação de nossos vizinhos bolivianos na parte cultural é de extremo valor para o encontro, para o estreitamento de laços entre nossas culturas e para que possamos dar um primeiro passo para futuras parcerias culturais”, afirmou o pró-reitor Enock Pessoa.

2º Seminário de Cultura da Amazônia

Uma das reuniões realizadas com a Reitoria da UAP foi específica para tratar de sua adesão ao 2º Seminário de Cultura da Amazônia, que , neste ano, acontecerá na Ufac, de 21 a 31 de outubro. A intenção é que os países amazônicos que fazem fronteira com o Acre possam, não somente participar do encontro pontualmente, mas também ajudar em sua construção.

“É imprescindível que em nosso encontro de cultura nós tratemos da internacionalização da Amazônia, que saibamos que sua multiculturalidade vai além das fronteiras do Brasil e que a inclusão das universidades de outros países só tem a enriquecer nosso seminário”, disse Fabiana Chaves.

O reitor da UAP, Ludwing Baptista, se disse muito honrado com o convite e que fará questão de designar uma equipe para ajudar na construção do seminário: “A interação entre as universidades amazônicas é muito interessante para nós, para podermos fazer intercâmbios e promover cultura. Teremos uma equipe específica para ajudar na construção desse evento e com certeza levaremos vários alunos e atrações culturais para Rio Branco.”

A previsão é que a Ufac realize uma visita institucional a universidades peruanas no mês de agosto, para também convidá-las a participar e construir o 2º Seminário de Cultura da Amazônia.

Termo de cooperação interinstitucional

Outro assunto bastante discutido foi a assinatura de um termo de cooperação interinstitucional entre a Ufac e a UAP.  O termo já está redigido em espanhol e o assunto já foi tema de diversas reuniões entre a Reitoria da Ufac e da UAP. Alguns detalhes ausentes foram pontuados para que o termo possa ser assinado entre os dois reitores.

Segundo o reitor da UAP, serão muitas as vantagens e facilidades trazidas pela assinatura do termo de cooperação: “Vai facilitar muito nossas parcerias, abrir portas para várias atividades em conjunto, como, por exemplo, o intercâmbio de alunos entre as duas universidades e o intercâmbio de estágios supervisionados. Para os estudantes seria ótimo e diminuiria as burocracias.”

Enock Pessoa referiu-se a essa otimização do intercâmbio. “Vamos priorizar a assinatura deste termo de cooperação, iniciaremos os trabalhos relativos a ele assim que findarem as atividades da SBPC. Com certeza será ótimo para nossos estudantes e para os projetos de extensão”, disse.

Após o termino das reuniões, a equipe da Ufac seguiu para uma visita ao campus da UAP (em Cobija, a Reitoria da UAP encontra-se em prédio separado do campus) para conhecer os espaços, conhecer alguns estudantes brasileiros e conversar um pouco sobre as aspirações desses estudantes para o convênio.

Após o término da reunião da SBPC, a adequação do termo de cooperação interinstitucional entre Ufac e UAP será uma das prioridades da Reitoria da Ufac, que contará com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex).

Postado em: 18/7/2014