Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac estuda a implantação de novos cursos no interior

Ufac estuda a implantação de novos cursos no interior

por italo publicado 25/11/2011 17h09, última modificação 25/11/2011 17h09

Na tarde da última quinta-feira, 24, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Olinda Batista Assmar, reuniu-se com representantes da Câmara de Vereadores do município de Brasiléia e pró-reitores da instituição para discutir a continuação do Plano de Expansão da Ufac no interior do Estado.

Além de Brasiléia, a proposta de expansão das atividades de graduação da universidade acreana inclui também os municípios de Xapuri e Sena Madureira, cidades em que já existem núcleos da Ufac. No caso de Brasiléia, já estão, inclusive, em andamento ações de planejamento para o início das obras de construção do Campus Fronteira, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2013.

“Se você melhora na sua vida, é natural que o seu desejo seja de progredir sempre. Ninguém quer regredir. Sabemos das dificuldades que a Universidade tem de manter cursos nos municípios, mas Brasiléia não pode parar”, disse uma das representantes da Câmara Municipal da cidade fronteiriça na reunião com os dirigentes universitários.

Em Xapuri, no segundo semestre de 2010, a população reivindicou por meio de audiência pública uma ação permanente da Ufac.  Mesmo com a recente realização do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica (Profir), identificou-se uma necessidade premente de mais cursos de licenciatura.

A diretora de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Ufac, Grace Gotelip, afirma que os três municípios serão contemplados assim que for possível.

“Os municípios de Sena Madureira, Xapuri e Brasiléia estão inclusos no Plano de Extensão da Ufac. Temos, de fato, o desejo dos municípios de contar com cursos de graduação. Desejo esse que foi manifestado por uma pesquisa pública. Mas, a Ufac só poderá atendê-los quando tiver reais condições de oferecer cursos com responsabilidade e qualidade. Temos que admitir nossas limitações e dificuldades. Nesse momento, por exemplo, a instituição sozinha não tem condições de contratar um contingente suficiente de professores e técnicos administrativos para trabalharem em todos os municípios demandantes. O que poderia facilitar esse processo seria o estabelecimento de parcerias com prefeituras e com o Governo, bem como o apoio dos parlamentares”, afirma a diretora.

Ao final da reunião, sensibilizada com o apelo dos municípios, a reitora Olinda Batista Assmar solicitou dos pró-reitores um levantamento técnico das reais condições da Ufac para o atendimento das demandas no menor espaço de tempo possível. A partir desse levantamento, será formatado um plano de implantação desses novos cursos nas respectivas cidades pleiteantes. (Magda Tomaz)

Ufac estuda a implantação de novos cursos no interior 1 Ufac estuda a implantação de novos cursos no interior 2