Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac forma 34 especialistas em atenção primária à saúde
conteúdo

Ufac forma 34 especialistas em atenção primária à saúde

por Ascom02 publicado 12/04/2013 13h02, última modificação 12/04/2013 13h02

A Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Universidade de Toronto e o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou na noite de quinta-feira, 11, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, o encerramento do curso de especialização em atenção primária à saúde.

Essa é a segunda pós-graduação lato sensu, fruto do convênio entre as instituições, e formou 34 profissionais.

A mesa de honra foi composta pela reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, a secretária de Estado de Saúde do Acre, Suely Melo, a diretora da faculdade de enfermagem Lawrence Bloomberg da Universidade de Toronto, Sioban Nelson (acompanhada pela intérprete Mariana Ferraz) e a diretora de relações internacionais dessa instituição, Frida Chaves, além do professor Adalberto Hopólito, representando o pró-reitor de Pesquisa e Graduação, e a diretora do Centro de Ciências da Saúde e Desporto, Raimunda da Costa Araruna.

A especialização teve duração de 12 meses. Foi realizada de forma modular e ministrada por professores canadenses, contando com um suporte de tradução simultânea.

A reitora em exercício e coordenadora do curso, Guida Aquino, agradeceu as parcerias e falou de sua satisfação pessoal e institucional em fazer parte desse projeto que qualifica pessoas para atuar na área da saúde do Estado. Guida lembrou, ainda, que essas atividades contribuem para atitudes e valores orientados para a cidadania e a solidariedade. “Essas parcerias devem continuar, porque nosso Estado precisa e merece”, destacou a reitora.

A secretária de Saúde, Suely Melo, agradeceu o apoio das instituições de ensino envolvidas (Ufac e Universidade de Toronto) e reconheceu a dificuldade em se dedicar aos estudos depois que já se tem uma família e um trabalho. “Quem faz isso é quem tem compromisso e dedicação com a causa pública”, disse. Ela também mencionou que, entre os formandos, dez são do interior do Estado, e pediu que estes retornem aos seus municípios e façam a diferença. “Sejam multiplicadores do conhecimento”, aconselhou.

Em seu pronunciamento, a diretora da faculdade de enfermagem Lawrence Bloomberg da Universidade de Toronto, Sioban Nelson, disse que essa é uma iniciativa sólida e com ligações de longo prazo até 2017. Segundo ela, o projeto é bem sucedido e a troca de experiência é mútua. “O Canadá está empenhado em promover ações desse tipo”, declarou.