Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac forma primeira turma de Medicina Veterinária

Ufac forma primeira turma de Medicina Veterinária

por Ascom02 publicado 14/11/2014 14h04, última modificação 14/11/2014 14h04
Os 22 médicos veterinários são os primeiros profissionais da área formados no Estado

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou na noite de ontem, 13, no Teatro Universitário, a solenidade de colação de grau dos primeiros 22 médicos veterinários formados no Estado. A cerimônia reuniu profissionais, familiares, professores e amigos dos formandos que testemunharam um marco histórico na educação do Acre.

“Hoje, estamos celebrando uma etapa vitoriosa das nossas vidas. Nesse momento, passa um filme pela nossa cabeça. Cada um de nós foi escolhido a dedo. Não tenho dúvida que exerceremos com êxito nossa profissão”, disse a oradora da turma, Mariana Benevides, que destacou em seu discurso o pioneirismo da turma e as conquistas alcançadas nos últimos cinco anos.  “Nós somos a mudança a partir de hoje”.

O curso de Medicina Veterinária foi criado em agosto de 2009 e este ano recebeu do Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o conceito máximo de avaliação, nota 5. O resultado leva em conta os números do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). “A primeira turma de um curso sempre sofre o ônus das dificuldades de estruturação iniciais, mas esses formandos foram além. Eles transformaram o ônus em bônus, metade do conceito do MEC é graças a eles que arrasaram no Enade”, elogiou o coordenador do curso, professor Fábio Gomes.

Bastante emocionada, a formanda Ethiene Cristina Aguiar, recebeu o “canudo” de bacharel em Medicina Veterinária com outros dois diplomas na mão. Já formada em Administração e Educação Física, a solenidade tinha um sabor ainda mais especial para ela. “Eu sempre sonhei em fazer o curso, mas não queria ter que sair do Estado para cursar. Eu aguardava ansiosa a abertura do curso na Ufac que já me acolhia como estudante de Educação Física. Estou muito realizada”, afirmou Ethiene que dividiu turma com o também formando Sandro Augusto do Vale Pereira Filho que, mesmo tímido, assistiu feliz a festa da família na plateia.

“Estamos muito emocionados. Ele entrou na faculdade com 16 anos, já tendo sido aprovado em outro curso quando ainda não tinha terminado o ensino médio. É realmente o que ele queria. Ele está realizado e a gente também, por isso a felicidade. Ele merece”, disse a mãe, a professora Ávila de Souza do Vale junto aos cerca de 30 outros familiares que se fizeram presente no teatro com balões, cartazes, apitos e máscaras.

O reitor, Minoru Kinpara, parabenizou os formandos e familiares, destacando o valor e o esforço coletivo do corpo docente que compõe o curso. Atualmente, cerca de 22 professores integram a equipe, a maioria deles (mais de 90%) com título de doutorado. “Todos os formandos estão de parabéns por essa conquista tão valorosa, mas quero pedir também uma salva de palmas para esses professores que estão aqui e que, diariamente, demonstram união, força e competência. Eles dignificam e honram a Ufac trazendo méritos para a instituição. Não conheço, dentro da Ufac, outro curso que antes da formatura da primeira turma já tenha um mestrado. O curso de Medicina Veterinária nos enche de orgulho”, afirmou. A segunda turma de mestrado em Medicina Veterinária tem aulas iniciais marcadas para março de 2015. São 22 novas vagas. O reitor também lembrou a recente inauguração da Unidade de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária Mário Alves Ribeiro, que possui seis laboratórios: reprodução, análises clínicas, parasitologia, patologia, microscopia e histopatologia. O espaço tem clínicas de atendimento, centros cirúrgicos, salas de aula, auditório, salas de professores e setor administrativo. Ele disse que as portas da instituição sempre estarão abertas para os formandos.

Além do reitor, compuseram a mesa de honra da solenidade a vice-reitora, Guida Aquino, a pró-reitora de Graduação, Socorro Neri; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), Carlos Eduardo Garção; o paraninfo da turma, Ernesto Rodrigues; o professor escolhido para dar nome a turma, Henrique Jorge de Freitas; o patrono da turma, pecuarista Dirceu Sanches; e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Marco Aurélio Ribeiro.

Postado em: 14/11/2014.