Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac forma profissionais nos 22 municípios

Ufac forma profissionais nos 22 municípios

por Ascom02 publicado 02/01/2013 08h37, última modificação 02/01/2013 08h37

A Universidade Federal do Acre (Ufac) investe na capacitação de professores nos 22 municípios acrianos. Em 2006, a instituição lançou edital de processo seletivo simplificado para formação de professores nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras/Português, Matemática, Geografia e Pedagogia por meio do Programa de Formação para Educação Básica (Profir), em parceria com o governo do Estado do Acre e prefeituras.

Na ocasião, foram destinadas 95 vagas para professores de Xapuri, sendo distribuídas 14 vagas para Letras, 14 vagas para Matemática, 15 vagas para Biologia, 15 vagas para História, 15 vagas para Geografia, 15 vagas para Educação Física e sete vagas para Pedagogia. A ação foi encerrada no primeiro semestre de 2011 com a colação de grau dos formandos.

Durante o ano de 2012, as coordenações, os colegiados e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Ufac trabalharam na elaboração de projetos pedagógicos dos cursos supracitados, de forma que seja possível implementar, em 2013, uma nova ação formativa em Xapuri.

“Em 2013, temos a expectativa de iniciar uma nova ação de formação de professores em Xapuri. Neste caso, deveremos ofertar 100 novas vagas: 50 vagas para interessados em cursar Pedagogia e 50 para interessados em cursar Ciências Biológicas”, informou a pró-reitora de Graduação em exercício, Aline Nicolli.

Profir

Considerado o maior projeto de formação de professores da educação básica do Brasil, o Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica (Profir) finalizou a formatura com quase 2500 professores. O curso durou seis anos, teve um custo aproximado de  R$ 45 milhões e contemplou os 22 municípios do Estado do Acre. O programa abrangeu as áreas de Matemática, Geografia, Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física.