Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia implantação de tecnologia VoIP

Ufac inicia implantação de tecnologia VoIP

por Ascom-01 publicado 18/01/2013 14h47, última modificação 18/01/2013 14h47

Os campi da Universidade Federal do Acre (Ufac) de Rio Branco e Cruzeiro do Sul ganharam, nos últimos dias, uma forma mais fácil de comunicação, a partir da implementação da tecnologia Voice Over IP (VoIP), que consiste em chamadas telefônicas com o suporte da internet. Do ponto de vista das ferramentas usadas, o processo funciona pela conexão entre dois servidores instalados nas cidades.

De acordo com o analista de tecnologia da informação Marcos Thomaz, responsável pela elaboração do projeto, “esse tipo de iniciativa da Ufac chega numa hora mais do que oportuna, uma vez que, além de facilitar a comunicação entre unidades separadas por um grande espaço geográfico, ainda tem o poder de diminuir sobremaneira os custos com os serviços telefônicos comuns”.

“A tecnologia VoIP já vem sendo usada em outras universidades do país, sendo que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem sido apontada como o caso de maior sucesso. É que lá os usuários, principalmente os alunos, já têm a possibilidade de fazer ligações tanto entre as unidades da instituição quanto para outras cidades do país”, disse Marcos Thomaz.

Ele também explicou que, com a implantação do VoIP, as contas telefônicas dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão uma economia de até 70%. Um dinheiro que, no dizer do analista, “poderá ser canalizado para outros serviços que beneficiem a comunidade universitária em geral”.