Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia mais uma turma do Parfor em Tarauacá

Ufac inicia mais uma turma do Parfor em Tarauacá

por Ascom02 publicado 28/07/2016 13h07, última modificação 28/07/2016 13h07

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promoveu na tarde desta quarta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Tarauacá, aula inaugural de mais uma turma do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). São mais de 300 alunos do município beneficiados com o programa que visa fomentar a oferta de educação superior para professores em exercício na rede pública de educação básica.

A turma, de Letras Português, marca o início do semestre 2016.2 do Parfor e é a sétima em andamento no município. Tarauacá conta também com cinco turmas de Pedagogia e uma de Matemática.

Para a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, este é um momento de dar as boas-vindas, em nome do reitor Minoru Kinpara, da vice-reitora, Guida Aquino e da Universidade Federal do Acre para os novos estudantes. “A Ufac passou recentemente por um processo de recredenciamento e obteve nota quatro [de cinco] e queremos que os estudantes sintam orgulho em ser alunos da Ufac”, afirmou Nicolli.

“Este é mais um passo muito importante na formação de professores daquele município e para o Estado do Acre. São pouco mais de 50 alunos que iniciam as atividades nesta fase e que devem, até o ano de 2020, receber o título pela Ufac”.

Estiveram presentes na solenidade o coordenador do Parfor, professor Mark Clark Assen, a coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, professora Francisca Aragão, representando o secretário Estadual de Educação, Marcos Brandão; o secretário Municipal de Educação, professor Carlos Gomes; a coordenadora do Núcleo da UFAC em Tarauacá, professora Leila Oliveira e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), professor Eurico Paz.

Parfor

O Parfor é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e com instituições de ensino superior. O ingresso se dá por meio do cadastro e pré-inscrição na “Plataforma Freire”, precisando estar cadastrado no “Educacenso” na função de docente ou tradutor intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Os cursos são destinados para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que, mesmo tendo essa formação, disponham-se a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atuam na sala de aula.

Publicado em: 28/7/2016