Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac inicia segundo semestre letivo

Ufac inicia segundo semestre letivo

por Ascom02 publicado 03/12/2012 14h55, última modificação 05/12/2012 15h31

Os novos alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), dos cursos de Engenharia Elétrica (50), Engenharia Florestal (40) e Nutrição (50), que ingressaram no processo seletivo de 2012, foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (3), pelo reitor Minoru Kinpara, pela vice-reitora Guida Aquino e pelos pró-reitores da instituição, em solenidade realizada no Anfiteatro Garibaldi Brasil.

Ao dar as boas vindas aos “calouros”, o reitor falou da coincidência entre duas chegadas: a dele e respectiva equipe, enquanto gestores da Ufac, levando em conta a sua recente eleição (segundo semestre deste ano), e a dos alunos, aos quais propôs um pacto pelo bom funcionamento da instituição, principalmente no que diz respeito à formação que ora é iniciada.

“Quero lembrar o quanto vocês são privilegiados em conseguir ingressar numa universidade pública, levando em conta que é grande o número dos que não conseguem esse acesso. E quero propor-lhes um pacto. A administração se compromete em dar-lhes todas as condições para o desenvolvimento do seu curso. E vocês, em contrapartida, devem se esforçar nos seus estudos”, ressaltou o reitor.

Profissionais diferenciados

O reitor Minoru Kinpara salientou que não interessa mais à Ufac formar um profissional que apenas venha a ocupar um lugar no mercado de trabalho, como um tecnocrata. O que a universidade pretende, de agora em diante, explicou o reitor, é legar à sociedade um profissional que possa exercer o seu ofício de maneira diferenciada, e que possa de fato contribuir para a transformação da sociedade.

No que diz respeito à expectativa pelo novo momento que está vivendo, Jéssica de Paula Lira, acadêmica de engenharia florestal, disse que há muito tempo frequentava o campus da Ufac, participando de atividades de extensão. E que, embora ainda saiba pouco sobre o seu curso, espera adquirir conhecimentos suficientes para, depois de formada, poder ajudar na melhoria das ações relacionadas com o ambiente.

Para Caroliny Freitas, acadêmica do curso de nutrição, este é um momento cheio de esperanças. “Eu sempre gostei dessa área relacionada à alimentação, porque eu acredito que é a partir dessa perspectiva que a gente pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos. Espero que a Ufac possa atender a minha expectativa, se fazendo presente em todos os momentos da minha formação”, destacou.