Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac investe na melhoria de salas ambientes

Ufac investe na melhoria de salas ambientes

por Ascom02 publicado 03/09/2014 16h32, última modificação 03/09/2014 16h32
Espaços foram climatizados e ganharam novas tecnologias, como a instalação de quadros interativos

Entre a série de investimentos para a melhoria do ambiente de ensino que inclui a climatização e reforma das salas de aula dos “campi” Rio Branco e Floresta, a Universidade Federal do Acre (Ufac) tem priorizado também a melhoria das salas ambientes pertencentes aos cursos da instituição. As mudanças atendem ao planejamento estratégico lançado neste ano pela instituição e que traça as metas e objetivos da universidade para os próximos 20 anos.

Ao todo, dez salas entraram no programa de manutenção e reforma. Os espaços ganharam nova pintura e novas janelas, além da troca de mobiliário, incluindo mesas e cadeiras. O destaque, entretanto, foi para a instalação de telas interativas, cujo principal benefício é o avanço do ensino dinâmico através de conteúdo multimídia. O novo recurso também foi instalado no prédio do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (Niead). Outras seis telas já adquiridas terão instalações distribuídas entre Cruzeiro do Sul (pelo menos uma), Colégio de Aplicação (uma) e outras salas (ainda em processo de definição) do campus sede. O contrato com o fornecedor prevê a possibilidade de novas aquisições.

“A instalação das telas atende a um dos objetivos traçados dentro do nosso planejamento estratégico, que é o de intensificar o uso de novas tecnologias educacionais. Trata-se de um avanço cujo objetivo é um só: a melhoria da qualidade de ensino”, disse o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid.

O investimento total para a aquisição das telas interativas alcança mais de R$ 300 mil e integra-se ao projeto de Tecnologias Educacionais (um dos 13 projetos estratégicos da Ufac), que visa ampliar a capacidade da instituição em oferecer à comunidade acadêmica e demais partes interessadas recursos e formação para utilização das tecnologias educacionais em todas as modalidades de ensino, pesquisa e extensão.

O Niead programa para o início de outubro (segundo semestre do ano letivo na Ufac) o treinamento de professores e técnicos para utilização da tecnologia. “A ideia inicial é treinar de 50 a 60 pessoas e depois nos transformamos em agentes multiplicadores”, informou Antonio Pontes Junior, diretor do Niead e coordenador do projeto estratégico de Tecnologias Educacionais.

A lousa interativa portátil tem tecnologia de digitalização baseada em infravermelho e ultrassom, com espaço para projeção de imagens com diagonal mínima de 79 polegadas e resolução mínima de 1,5 metro. A tecnologia permite a gravação em formato de vídeo com áudio sincronizado e realização de conferência através da internet e navegação por gestos. Também há ferramentas de escrita e desenho.

Postado em: 3/9/2014