Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac leva música ao Educandário Santa Margarida
conteúdo

Ufac leva música ao Educandário Santa Margarida

por Ascom-01 publicado 13/02/2013 15h15, última modificação 13/02/2013 15h31

A professora do curso de Música da Universidade Federal do Acre (Ufac), Ana Elisa, desenvolve, como parte da disciplina Prática de Ensino em Música II, atividades cênicas e de canto no Educandário Santa Margarida.

O grupo é composto por 11 pessoas, que levam música, arte e alegria às crianças. “Começamos o trabalho como complemento às aulas de Prática de Ensino em Música I. Inicialmente, desenvolvemos nossas atividades no Hospital da Criança. Agora, nas aulas de Prática de Ensino em Música II, as ações serão estendidas ao Educandário Santa Margarida, Lar dos Vicentinos e Fundação Hospitalar do Acre”, explica Elisa.

Educandário Santa Margarida

Único abrigo de Rio Branco para crianças até 12 anos, o Educandário Santa Margarida atua como entidade de enfrentamento, prevenção e reinserção na família de crianças vítimas do abandono, negligência ou violência (física, sexual, psicológica, funcional). Essas crianças são encaminhadas pela Vara  da Infância e da Juventude de Rio Branco e pelos Conselhos Tutelares para acolhimento institucional, obedecendo às diretrizes  da lei.

A proposta fundamental desse abrigo é fazê-lo o mais parecido possível com um lar, embora provisório. Ao mesmo tempo, desenvolve-se um trabalho de conscientização da comunidade quanto a sua responsabilidade social para com o próximo.

O Educandário Santa Margarida é, ainda, o espaço no qual as crianças retomam relações no processo educativo, novas formações e regras de convivência social, novos hábitos de higiene, saúde e alimentação, visando à melhor qualidade de vida. A instituição persegue e garante os direitos de seus acolhidos, segundo os princípios e premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente.