Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac oferece atendimento fonoaudiológico gratuito
conteúdo

Ufac oferece atendimento fonoaudiológico gratuito

por Ascom-01 publicado 28/01/2016 15h06, última modificação 28/01/2016 15h06

Estudantes e servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac), que já tinham atendimento médico, psicológico e de assistência social, contam, a partir de agora, também com o serviço gratuito de consultas fonoaudiológicas.  O atendimento é realizado pela servidora especializada Jeanne Albuquerque, no prédio do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI).

Para ter acesso ao serviço, o interessado deve enviar um e-mail para o endereço fono.nai@ufac.br com as seguintes informações: nome, telefone, categoria acadêmica (servidor ou aluno) e aguardar o retorno. Quem preferir, pode se dirigir ao setor de psicologia e realizar a solicitação presencialmente.

O cronograma de atendimento dedica as segundas e terças-feiras para atendimentos a alunos ligados ao NAI; na quarta e quinta-feira, para estudantes em geral e servidores, respectivamente; e na sexta-feira ocorre apenas planejamento. As consultas são realizadas entre 7h e 13h e são realizadas individualmente ou em grupo.

“Não existe um limite máximo de consultas. A partir da solicitação de atendimento, nós agendamos o primeiro encontro, no qual realizamos uma anamnese [levantamento de informações sobre o paciente e observação das queixas]. Com esses dados em mãos, de caso para caso, traçamos o planejamento terapêutico”, explica a fonoaudióloga Jeanne.

O acompanhamento inclui exercícios específicos e orientações para voz e escrita, além do encaminhamento para outros profissionais dentro ou fora da instituição. “O serviço ainda está em fase incipiente, então focamos especialmente na orientação de educação e voz”, frisa.

Estudante e servidores com dificuldade na aprendizagem, na fala ou audição, com cansaço vocal ou rouquidão por mais de 15 dias, devem ficar mais atentos e procurar o atendimento especializado. “Estamos à disposição para receber nossos alunos e servidores. Dentro desse espaço educacional é fundamental que a comunicação se processe da maneira mais saudável possível, e nossa função é auxiliar esse processo”, afirma a especialista.

Postado em: 28/1/2016