Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa da 65ª Reunião Anual da SBPC

Ufac participa da 65ª Reunião Anual da SBPC

por Ascom02 publicado 21/07/2013 21h35, última modificação 22/08/2013 08h08
Em 2014, a instituição sedia o maior evento da ciência brasileira, no Campus Rio Branco

A Universidade Federal do Acre (Ufac) está presente na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro teve início nesse domingo, 21, no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com a presença de pesquisadores, cientistas, estudantes, jornalistas e do deputado federal Sibá Machado (PT-AC).

Em 2014, a Ufac sediará o 66ª encontro nacional da SBPC. O evento é considerado o maior acontecimento da ciência brasileira, reunindo, anualmente, de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, professores e estudantes, que discutem, durante uma semana, todas as grandes questões brasileiras e os avanços do mundo científico.

Segundo o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, é uma honra sediar o maior evento científico do país. “O Acre vai ser vitrine para o Brasil nas discussões em ciência e tecnologia e isso contribuirá para o desenvolvimento das pesquisas científicas em toda a Região Norte”, ressaltou.

A universidade tem um estande na feira, onde apresenta um pouco da história da instituição, das pesquisas e dos seus projetos desenvolvidos. As informações sobre a Ufac serão repassadas por meio de vídeos, fôlderes, banners, jornais e informativos.

Programação da 65ª Reunião Anual da SBPC

A programação da 65ª Reunião Anual da SBPC foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, mesas-redondas e simpósios estão, por exemplo: “Educação, ciência e tecnologia — pilares para a inovação”; “Agricultura brasileira — 40 anos de contribuição da Embrapa”; “Impactos das células-tronco no tratamento da insuficiência renal aguda”; “Amazônia Azul — a governança necessária”; “Novas oportunidades para a inovação em fármacos”; “Sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação — trajetória recente e novos desafios”; e “Impacto e avaliação da pesquisa”.

O pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg, é um dos participantes do evento. O professor fará a conferência “Climate change: geological and social properties”, nesta terça-feira, 23.

Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Recife tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. A reunião anual é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para ciência e tecnologia.

Junto com a 65ª Reunião Anual da SBPC, é realizada também a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a ExpoT&C e a SBPC Mirim.

A SBPC Jovem teve sua primeira edição em 2003, também em Recife, durante a 55ª Reunião Anual. Trata-se de um evento com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e pela tecnologia. A programação contará com oficinas, salas temáticas, apresentações culturais, além da “Feira SBPC Jovem”, para a qual foram selecionados 50 trabalhos científicos, entre os enviados por estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil.

Na SBPC Cultural são realizadas atividades culturais com foco na tradição regional. A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A novidade da 65ª Reunião Anual é a SBPC Mirim, um espaço para a realização de oficinas, contação de histórias e atividades de iniciação à pesquisa, só para crianças.

(Ascom-Ufac, com informações da SBPC)