Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa de workshop sobre tecnologia da informação

Ufac participa de workshop sobre tecnologia da informação

por Ascom02 publicado 17/05/2016 10h20, última modificação 17/05/2016 10h20

A Universidade Federal do Acre (Ufac) participou do 10º Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Wticifes), entre os dias 2 e 5 de maio, em Gramado (RS). O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Edvandro Reckziegel, e o coordenador de Suporte em Redes do NTI, Jerbisclei Silva, representaram a Ufac em evento organizado pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação (CGTIC) das instituições federais de ensino superior.

Com o tema “A Universidade em tempos de crise: o papel estratégico da TI e da gestão por processos”, o encontro discutiu questões comuns à realidade dos profissionais de tecnologia da informação (TI) e promoveu o debate e a troca de conhecimento e informações do setor, além de discutir o papel da área na superação das dificuldades causadas pelo momento de crise do país.

Uma das novidades desta edição do evento foi a participação de reitores nas discussões. O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, participou da mesa de debate com o tema do evento. Também participaram da mesa os reitores das universidades federais de Santa Maria, Rio Grande do Sul e Pelotas.

Reckziegel, que representa a Ufac no CGTIC, lembrou que o evento já ocorre há dez anos e é um momento em que os gestores de TI se reúnem. “Discutimos sobre o que tem sido feito, que caminhos tomar e sobre melhorias desenvolvidas em cada unidade participante”, disse ele. “É um ambiente de troca de ideias, informações e palestras.”

Durante os quatro dias do evento, foram discutidas questões relacionadas à cinco eixos: governança e gestão de TIC; gestão por processos; soluções para o ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária; sistemas de informações; e infraestrutura e suporte.

No último dia do evento, ocorreu a reunião plenária do CGTIC, na qual foi apresentado o relatório de gestão, bem como a escolha dos novos integrantes da coordenação do CGTIC para o anuênio 2016-2017. Reckziegel fará parte da coordenação do CGTIC, representando as universidades federais da região Norte.

Integrado ao 10º Wticifes, aconteceu o 1º Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais, com o mesmo objetivo de relatar experiências e boas práticas e debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.

Para Reckziegel, o tema é oportuno, visto que a Ufac já discute a implantação desse tipo de escritório, que ficaria responsável por mapear os processos da unidade, promovendo assim uma modernização na administração. “No encontro, tivemos a oportunidade de ouvir a experiência de outras universidades que já têm seus escritórios de processos implantados, mapeando as rotinas, os processos das unidades”, relatou ele. “E puderam demonstrar os ganhos que tiveram nas rotinas administrativas.”

TI contra a crise

O workshop deste ano também discutiu a crise econômica, que já atingiu as instituições de ensino federais com cortes no orçamento e diminuição dos investimentos. Dessa forma, foram apresentados alguns trabalhos que trazem economia para os cofres públicos. Entre eles, a implantação de sistema de Voz sobre IP (VoIP), sistema de telefonia usando a internet, e melhoria nos processos de contração de serviços de TI, vindo a baratear os custos. O objetivo final é de, através da TI, ajudar o gestor a diminuir os custos de funcionamento da instituição.

Postado em 16/5/2016