Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa do lançamento do programa Jovens Talentos para a Ciência

Ufac participa do lançamento do programa Jovens Talentos para a Ciência

por Ascom-01 publicado 06/03/2012 18h07, última modificação 06/03/2012 18h07

Nessa segunda-feira, 5, aconteceu em Brasília uma reunião com os representantes das universidades e institutos federais de educação onde foi apresentado o Programa Jovens Talentos para a Ciência pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães. Representando a Universidade Federal do Acre estava o pró-reitor de graduação, Prof. Dr. Renildo Moura da Cunha.

A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.

A seleção dos bolsistas será feita por meio de uma prova nacional única para os alunos ingressantes e será realizada somente nos campus sede das universidades.

Segundo o pró-reitor de graduação da Ufac, o diferencial do programa é que o aluno do 1º período já ingressa na universidade com a possibilidade de obter uma bolsa. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados antes da realização da prova.

Seleção e período de inscrições

As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas já no mês de agosto deste ano. Para isso, os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação deverão se inscrever, por meio de formulário eletrônico, a serem disponibilizados pelas instituições no período de 13 a 23 de março.

Os alunos serão selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais, aplicada no dia 29 de abril de 2012.

A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), e até mesmo como critério para PIBIC, PIBITI, PIBID e outros programas. Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 360 pelo período de 12 meses.

Aproximação com a ciência

Os estudantes bolsistas deverão ter um desempenho exemplar e destacado, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contato com laboratórios, seminários etc.

Nesta primeira seleção, serão alocadas 6.000 bolsas, distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes inscritos em cada instituição, o que totalizará um investimento de cerca de R$ 30 milhões.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Capes)