Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac participa no 18º Encontro da Rede de Estudos Feministas Norte e Nordeste

Ufac participa no 18º Encontro da Rede de Estudos Feministas Norte e Nordeste

por Ascom02 publicado 02/12/2014 12h19, última modificação 02/12/2014 12h19

Durante toda a semana passada, a Universidade Federal do Acre (Ufac) participou do 18º Encontro da Rede de Estudos Feministas Norte e Nordeste (Redor), que ocorreu na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Recife.

No dia 25 de novembro, a coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia (Nega), Margareth Lopes, participou de uma conferência sobre os protagonismos feministas na região Norte e sobre a criação do Nega. A professora falou ainda sobre sua participação no Redor e sobre a importância em agregar mais pesquisadores das instituições federais nos encontros.

“É muito importante trazermos gente nova, com idéias novas para compor nosso coletivo”, disse Margareth. “Eu, por exemplo, estou muito feliz, pois é primeira vez que não sou a única representante da Ufac no Redor.” A professora ainda coordenou o Grupo de Trabalho em Gênero e Literatura.

No dia 26, a produtora cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac, Fabiana Chaves, apresentou o trabalho intitulado “Educação Popular Feminista para a Transformação Social: a Experiência da Ufac”, no Grupo de Trabalho Gênero e Educação, descrevendo as formas como o trabalho com educação popular feminista foi inserido nos projetos de extensão da Proex e qual sua importância para a construção de uma sociedade igualitária.

“O papel da universidade é contribuir com o fim de todas as formas de violência contra as mulheres, é promover a igualdade por meio da educação, da extensão”, opinou. “Trouxemos a experiência do nosso trabalho para dividir com as demais universidades, compartilhar ideias e aprimorar nossa prestação de serviço à sociedade."

O próximo Redor ocorrerá em 2016, na cidade de São Luís-MA, e a Ufac já confirmou presença.

Postado em: 2/12/2014