Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove 1º Simpósio Internacional em Letras, no campus Floresta

Ufac promove 1º Simpósio Internacional em Letras, no campus Floresta

por Ascom02 publicado 22/09/2014 21h15, última modificação 22/09/2014 21h15
Programação inclui minicursos, comunicações de trabalhos científicos, conferências, mesas-redondas, oficinas e atividades culturais

Com o tema “25 anos entrelaçando educação, signos e imaginários na floresta”, a Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Floresta, sedia, entre os dias 18 e 21 de novembro, o 1º Simpósio Internacional em Letras (Simletras). O evento é uma realização do Centro de Educação e Letras (CEL) e do grupo de pesquisa Círculo de Estudos e Linguagens do Sudoeste Amazônico (Celsa).

Pela primeira vez inserido no calendário de atividades formativas dos cursos de licenciatura em Letras de Cruzeiro do Sul (Português, Inglês e Espanhol), o Simletras configura-se como um espaço de reflexão das práticas desenvolvidas pelos cursos sob a tríade ensino, pesquisa e extensão. Um dos objetivos é discutir o campo da formação de professores, considerando, inclusive, as peculiaridades da região.

“Nosso principal objetivo é, sem dúvida, contribuir para o incremento da formação docente por meio de ações acadêmicas, científicas e culturais voltadas para atividades que proporcionem uma reflexão sobre o papel sociocultural do curso de licenciatura em Letras no vale do Juruá”, afirmou a diretora do CEL, professora Maria José Costa.

O evento também busca celebrar as ações das três licenciaturas, ampliando os laços entre academia, escola e comunidade. “Nós esperamos que a vivência do encontro faça emergir possibilidades de parcerias que auxiliem a comunidade acadêmica na compreensão do fenômeno educacional amazônico”, disse Maria José.

Além dos próprios acadêmicos de Letras, o Simletras é voltado para professores e alunos da rede pública do ensino básico e do ensino superior da região do Vale do Juruá. Dentro da programação estão incluídos minicursos, comunicações de trabalhos científicos, conferências, mesas-redondas, oficinas e atividades culturais diversas.

Inscrições

Participantes inscritos até o próximo dia 30 têm direito de enviar resumos para apresentação de comunicação oral e pôster. As primeiras inscrições também garantem participação em um minicurso ou uma oficina (vagas limitadas). O valor de cada inscrição varia de acordo com a categoria do interessado.

Aluno de Graduação e Pós-graduação:

• até 30/9 - valor: R$ 30
  • do dia 1/10 a 31/10 - valor: R$ 40
  • do dia 1/11 a 22/11 - valor: R$ 50

Pesquisador e Professor do Ensino Superior

• até 30/9 - valor: R$ 50
  • do dia 1/10 a 31/10 - valor: R$ 60
  • do dia 1/11 a 22/11 - valor: R$ 80

Pesquisador e Professor do Ensino básico

• até 30/9 - inscrição gratuita on-line
  • do dia 1/10 a 31/10/2014 - valor: R$ 40
  • do dia 1/11 a 22/11/2014 - valor: R$ 50