Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove 6º professor à categoria de titular

Ufac promove 6º professor à categoria de titular

por Ascom02 publicado 27/09/2016 10h46, última modificação 27/09/2016 10h46
Progressão funcional representa o auge da carreira no magistério superior do país

O professor Creso Machado Lopes, do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD), recebeu, na manhã dessa segunda-feira, 26, aprovação pela defesa para progressão funcional e promoção a professor titular da Universidade Federal do Acre (Ufac). Com ele, a universidade chega ao sexto professor presente no topo da carreira docente do país.

À banca, composta pelas professoras titulares convidadas, Emília Saporiti e Antonia Regina Furegato, ambas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Alacoque Erdmann, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Lygia Paim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Creso apresentou seu trabalho publicado em livro: “Enfermagem: História e Criação — Memórias à Primeira Turma (1976-1979)”.

Nessa obra, o professor retrata a trajetória de evolução do primeiro curso de Enfermagem do Acre. Ele também trouxe à sala ambiente do curso de Enfermagem parte do acervo que coleciona há 40 anos e que deve ser doado à universidade para criação de um espaço de memória.

Creso conheceu o Acre em 1974, como membro de uma operação do projeto Rondon. Estudante de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), veio para uma atividade de estágio e, já naquele momento, envolveu-se com aulas em um curso de auxiliar de enfermagem.

De volta a Rio Branco, em 1975, acabou convidado pelo reitor da Ufac à época, professor Áulio Gélio, para ajudar na criação do curso de Enfermagem, o sexto da instituição, o primeiro na área de saúde, o que fez em 1976, quando se mudou em definitivo para a capital acreana. Como integrante do projeto Rondon, ele participou de atividades como a elaboração do programa de disciplinas para o curso de Auxiliar de Enfermagem e aulas no curso de Nutrição e Saúde, promovido pela Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado.

“Tenho orgulho de comemorar 40 anos de profissão, todos dedicados à Ufac. Penso que esse momento representa uma coroação a esses anos de dedicação incansável”, disse o mais recente professor titular da federal acreana, que por mais de uma década sustentou a posição de único doutor em Enfermagem da região Norte. “Estou muito feliz com essa conquista.”

A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou o caráter histórico da ocasião. “É um marco não apenas para a Ufac, mas para a enfermagem acreana”, afirmou. “Como vice-reitora e como enfermeira, sinto-me extremamente orgulhosa. Nosso sexto professor titular é o primeiro do CCSD e o primeiro do curso de Enfermagem. É uma honra para esse curso tão compromissado com a formação de profissionais competentes.” Ela também destacou a composição da banca examinadora. “Creso conseguiu trazer uma banca de peso”.

Entre as avaliadoras, estava a professora Lygia Paim, que voltou ao Acre 37 anos após a última visita. “Conheci o Acre em 1976 e retornei em 1979, quando participei da cerimônia de formatura da turma do curso que ajudei a implantar ao escrever o projeto de possível criação”, relembrou Lygia, que fazia parte do Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação e teve papel decisivo no processo de criação do sexto curso de graduação da Ufac, fundado em 28 de agosto de 1976. “Estou impressionada com a mudança que tenho visto aqui. Muito bom poder voltar e ver a evolução dessa escola. Saio daqui como da primeira vez: entusiasta com os caminhos que a enfermagem local está tomando.”

Os outros quatro professores titulares da Ufac são Maria Luzenira de Souza, Rusleyd Maria M. de Abreu, Maria Roselia Marques Lopes, Renildo Moura e Alejandro Fonseca Duarte, todos do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN).

Postado em: 27/9/2016