Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove ação de combate à violência contra mulher no Via Verde Shopping
conteúdo

Ufac promove ação de combate à violência contra mulher no Via Verde Shopping

por Ascom02 publicado 10/03/2016 14h43, última modificação 10/03/2016 14h43

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou nessa terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, uma oficina sobre “As Relações Sociais de Gênero e suas Violências”, no Via Verde Shopping, em Rio Branco.

A ação ocorreu às 16h e é fruto de um projeto de extensão coordenado pela Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária (Dacic), da Proex, que visa combater os diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres e que são naturalizados pela sociedade e pela mídia. A abertura do evento foi realizada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa.

Na ocasião, a produtora cultural Fabiana Nogueira Chaves apresentou a palestra “As Relações Sociais de Gênero e suas Violências”, trazendo explicações sobre avanços legislativos conseguidos pelo movimento de mulheres no Brasil e sobre opressão e violência cotidiana, que iniciam muitos atos da violência física. “O 8 de Março é um dia de luta. Temos até projetos de lei dificultando o atendimento de mulheres vítimas de estupro. Não temos muito pra comemorar, mas temos que ter força e união para lutar”, afirmou Fabiana.

Em seguida, a professora Margarete Edul Prado Lopes proferiu uma fala sobre o Núcleo de Estudos de Gênero e Raça da Amazônia (Nega), coordenado por ela, e discorreu sobre a atual situação das mulheres na educação e no mercado de trabalho no Brasil. “Nós, mulheres, somos maioria e temos que ocupar cada vez mais espaço nas áreas que antes eram dominadas apenas por homens”, disse.

A última ação do evento foi a divulgação da campanha “Toda Mulher Tem o Direito de Ser Mãe”, pela qual a produtora cultural da Proex, Kamila Costa Oliveira, falou sobre o preconceito e a violência psicológica que sofrem as mulheres que não podem ter filhos. Ela abordou, ainda, a importância da luta para que a saúde pública passe a cobrir tratamentos de fertilização, por exemplo. Foi exibido um vídeo de sensibilização sobre o tema e distribuídos panfletos de divulgação da campanha.

Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais o projeto de violência contra mulheres deve procurar a Dacic no prédio das pró-reitorias, na Ufac, ao lado da sala da Proex. A Dacic oferece palestras educativas e disponibiliza o material digitalizado.

Postado em:10/3/2016