Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac promove recepção a calouros em Cruzeiro do Sul

Ufac promove recepção a calouros em Cruzeiro do Sul

por Ascom02 publicado 09/06/2016 19h15, última modificação 09/06/2016 19h15

Os cerca de 400 calouros que ingressam no campus de Cruzeiro do Sul da Universidade Federal do Acre (Ufac), no primeiro semestre deste ano, foram recebidos em cerimônia no Teatro Universitário do Moa, nessa quarta-feira, 8. A atividade foi repetida nos três turnos e contou com a presença do reitor Minoru Kinpara e do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Antonio Pontes Junior.

Com o objetivo de proporcionar um momento de integração entre os novos estudantes que chegam à universidade, a recepção dos calouros oportunizou uma aproximação dos discentes com a administração superior.

“Eu não poderia deixar de vir aqui receber vocês de braços abertos. Daqui a quatro anos, quero revê-los com essa mesma alegria na cerimônia de formatura”, disse Kinpara. “Queremos que vocês se formem no tempo previsto para que sigam carreira na universidade, em cursos de especialização, mestrado e doutorado.”

O pró-reitor de Assuntos Estudantis aproveitou o momento de apresentação aos novos estudantes para falar sobre os programas de assistência estudantil desenvolvidos na universidade. “A Proaes foi criada para ser o elo entre a administração superior e vocês, estudantes. Temos disponíveis diversos auxílios e bolsas que atendem, principalmente, aquele estudante em vulnerabilidade socioeconômica. Nosso objetivo é facilitar a vida de vocês e mantê-los na instituição. Não hesitem em nos procurar”, destacou Pontes Junior.

Atualmente, a Ufac oferece cinco bolsas (Pró-Estudo, Pró-Inclusão, Pró-Docência, Promaed e Tutoria) e seis auxílios (Pró-Ciência, Passe Livre, Deslocamento Intermunicipal, Moradia, Creche e Material Didático). Os estudantes receberam material com informações detalhadas sobre os benefícios. Além desses programas, os estudantes também têm direito a acompanhamento psicossocial e pedagógico, apoio à inclusão, residência estudantil (em Cruzeiro do Sul) e Restaurante Universitário com refeições servidas a R$ 1.

Para a caloura do curso de Enfermagem, Patrícia Souza, 18, o momento de entrada na universidade representa uma mistura de sentimentos. “Eu sempre quis trabalhar na área da saúde, estando perto das pessoas”, disse. “Por isso, sempre sonhei com o curso de Enfermagem. Estou realizada, mas consciente dos desafios que virão. Esta primeira semana já deu para sentir que a coisa é séria. Estamos aqui para encarar e vencer.”

À noite, os estudantes veteranos do curso de Letras/Português adicionaram à cerimônia de recepção uma programação cultural, com música, dança e poesia, como parte do tradicional trote aplicado aos calouros. Acadêmica do 3º período, Rita de Cássia Albuquerque, 21, foi uma das estudantes que preparou uma apresentação especial. Ao lado do estudante de Engenharia Florestal Aldinei Gomes, ela encantou os presentes com um número de dança.

“Meu sonho é ser escritora. Tenho um blog e por isso faço o curso de Letras/Português. Mas no palco eu também me realizo. E não é porque eu gosto de aparecer, é porque eu amo o balé”, opinou Rita, que, em virtude de uma paralisia infantil, tem limitações de locomoção e fala. “A cadeira não me impede de dançar. Foi na Apae que aprendi e me apresento sempre que posso. Mas aqui na Ufac foi a primeira vez. Estava muito nervosa, mas os calouros mereciam essa programação especial.”

Também participaram da mesa de honra da solenidade de recepção o subprefeito do campus Floresta, Antônio Artheson da Cruz; a diretora e a vice-diretora do Centro de Educação e Letras (CEL), Maria José Moraes e Maria Dolores de Oliveira Soares, respectivamente; e o diretor do Centro Multidisciplinar (CMult), Paulo Sérgio Bernarde.

Postado em: 9/6/2016