Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza solenidade de abertura do 21º Enapet

Ufac realiza solenidade de abertura do 21º Enapet

por Ascom02 publicado 02/08/2016 11h15, última modificação 03/08/2016 07h21

Os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Acre (Ufac), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realizaram a solenidade de abertura do 21º Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet) na noite desta segunda-feira, 01, no Teatro Universitário. O evento marca o início das atividades do Enapet, que acontece na Ufac até o dia 05. Neste ano, a temática do evento é Ensino, Pesquisa e Extensão: Indissociabilidade.

A mesa de abertura contou com a presença da vice-reitora da Ufac e reitora em exercício, Guida Aquino; da pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Fábio Augusto Gomes; do presidente local da comissão organizadora do Enapet, Romeu Martins Silva; do coordenador interinstitucional dos grupos PET da Ufac, Anderson Mesquita; do presidente da Comissão Executiva Nacional do PET (Cenapet), João Aristeu; da representante dos tutores PET, Simone Lima e do representante dos bolsistas dos grupos PET, Thirson Rodrigues de Medina.

Para Guida Aquino, o PET é um programa que ajuda a melhorar a atuação dos cursos de graduação e a qualidade dos profissionais formados na universidade. "O PET é de muita importância para a Ufac pois auxilia na qualificação dos nossos estudantes", lembrou Aquino. "Os alunos ficam aproximadamente três anos se qualificando para se tornar um bom profissional e um bom cidadão, trabalhando o tripé ensino, pesquisa e extensão, que é o foco da universidade", explicou a reitora em exercício.

O presidente da Cenapet, João Aristeu elogiou o trabalho realizado pelos grupos PET da Ufac. "Estive aqui ano passado e pude conhecer o trabalho dos nove grupos da Ufac e é um trabalho muito bom, de qualidade. Podemos ver que a essência do PET é desenvolvida na Universidade Federal do Acre", afirmou Aristeu. "São nove tutores de qualidade e este evento vai coroar o trabalho feito por aqui e vai agregar com outros grupos do Brasil, que é uma das virtudes do evento".

A 21ª edição do encontro reúne mais de 350 alunos de 14 estados brasileiros no campus sede da Ufac, em Rio Branco (AC), para a reunião anual dos grupos PET. O encontro tem a finalidade de discutir temas relevantes para a manutenção e desenvolvimento do programa.

O estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), e participante do PET Engenharia Elétrica em Joinville (SC), Guilherme do Nascimento, que veio ao evento acompanhado de mais 12 estudantes, acredita que o mais importante no Enapet é o encontro promovido entre os grupos PET de todo o Brasil. "A gente vive educação tutorial todo dia e estamos aqui para discutir sobre isso e ver se realmente fazemos do jeito que deveria ser feito", afirmou Guilherme. "Além disso tem todo esse networking e o conhecimento envolvido no evento como a cultura do local e a discussão sobre educação, que acho primordial", finalizou.

Durante o evento os participantes apresentam suas produções acadêmicas que envolvem ensino, pesquisa e extensão. Participam de minicursos, de encontros com tutores, bem como palestras e uma mesa redonda. A programação completa do evento pode ser encontrada no sítio oficial: http://enapetufac.wix.com/enapetufac.

O presidente local da comissão organizadora do Enapet, Romeu Martins Silva, ressaltou que o PET interage com o tripé ensino, pesquisa e extensão, que é base da universidade. "É muito importante para Ufac sediar um evento que vai discutir um programa que incentiva que o aluno vá além do conhecimento oferecido na universidade e também oferece a oportunidade de participar da construção e da inovação nos cursos de graduação", disse Romeu.

A apresentação cultural da noite ficou por conta do Trio de Cordas da Ufac, Jabuti Bumba e da quadrilha junina Pega-pega.

Conferência de abertura

Como parte científica do evento de abertura, foi realizado a palestra “Os desafios para a Universidade brasileira no século XXI: A indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão”, do filósofo e professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Silvio Ancisar Sanchez Gamboa. Uma mesa foi formada e contou com a participação do professor do PET Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dante Augusto Couto Barone; do presidente da Cenapet e tutor do PET Farmácia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor João Aristeu da Rosa e da tutora do PET Letras da Ufac, professora Simone de Souza Lima como mediadora.

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Atualmente, o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do país, envolvendo cerca de 12 mil universitários.

PET na Ufac

Na Ufac, existem nove Programas de Educação Tutorial em andamento. Seis grupos de cursos específicos: PET Agronomia (Cruzeiro do Sul), PET Agronomia (Rio Branco), PET Educação Física, PET Geografia, PET Economia e PET Letras; e três de Conexões de Saberes: Matemática, Comunidades quilombolas e comunidades do campo e Comunidades Indígenas. Ao todo, 96 alunos da instituição são beneficiados pelo programa mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira a Programação Cultural do Enapet

Publicado em: 2/8/2016