Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac realiza testes com totens de autoatendimento

Ufac realiza testes com totens de autoatendimento

por Ascom-01 publicado 29/01/2016 16h13, última modificação 29/01/2016 16h13

A Universidade Federal do Acre (Ufac) disponibilizou, recentemente, em fase de testes, totens de autoatendimento no campus sede, em Rio Branco. O equipamento, que está no prédio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), vai facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços mais procurados na universidade.

Há um computador conectado à internet, no equipamento, que lembra caixas automáticos comuns em bancos, pelo qual os alunos podem acessar o site da Ufac (www.ufac.br) e todas as informações que lá estão disponíveis. No totem pode-se fazer consultas sobre bolsas, auxílios estudantis e notícias, efetuar matrículas, ler editais, consultar o acervo da biblioteca, entre outras opções. Informações de como se conectar à rede sem fio da Ufac (Ufac Air) também estão à disposição. Será disponibilizado, em breve, um mapa para ajudar na localização de setores da universidade.

O diretor do NTI, Edvandro Carlos Reckziegel, informa que existe uma medida do governo federal, segundo a nova estratégia de governança digital, que estabelece que instituições públicas devem prover o autosserviço para o público. “Isso é para que o cidadão não tenha de ir a determinado local para realizar determinada atividade. Os serviços devem estar disponíveis pela internet, em qualquer lugar. Nesse sentido, a Ufac sai na frente e já busca se adequar a essa nova medida”, disse o diretor. “Este é um investimento da Ufac para facilitar o acesso do cidadão às informações.”

Inicialmente serão disponibilizados quatro desses equipamentos em locais de maior circulação de pessoas, como no Restaurante Universitário (RU) e na Biblioteca Central da Ufac. Novos serviços, além dos que já estão disponíveis no site da Ufac, estão sendo estudados para inclusão nos totens. A intenção é que cada pró-reitoria tenha pelo menos um serviço disponibilizado no totem.

Postado em: 29/1/2016