Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac recebe visita do deputado federal Leo Brito

Ufac recebe visita do deputado federal Leo Brito

por Ascom-01 publicado 27/02/2015 10h54, última modificação 27/02/2015 10h54

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, reuniu-se, no gabinete da Reitoria, na tarde dessa segunda-feira, 23, com o deputado federal Leo Brito (PT-AC) para discutir apoio à instituição ao longo dos próximos anos. Essa foi a primeira visita como parlamentar de Brito, que é professor de carreira da universidade há oito anos.

O deputado recebeu das mãos da vice-reitora Guida Aquino os relatórios da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em julho do ano passado no campus de Rio Branco. E do pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, recebeu o plano estratégico da instituição, no qual se encontram as diretrizes para o desenvolvimento da Ufac nos próximos 20 anos. Atento, ele acompanhou a descrição das obras concluídas, em execução e a iniciar na universidade e se colocou à disposição para trabalhar em apoio às demandas apresentadas.

“A Ufac carrega boa parte da minha vida. Aqui, fiz movimento estudantil, fiz pesquisa e me tornei professor. Tenho um compromisso moral com a instituição e estou feliz por voltar, agora, na condição de deputado federal e podendo ampliar diversas vezes o que já fazia como docente”, afirmou Brito. Para ele, a gestão tem realizado um trabalho exemplar nos últimos dois anos e merece confiança. “Percebemos que a Ufac passa por uma transformação geral e, hoje, sabe aonde quer ir. Meu mandato é muito ligado à juventude e, obviamente, uma educação superior de qualidade é uma meta, por isso tenho um compromisso em apoiar a Ufac.”

Para os próximos 20 anos, a universidade tem R$ 60 milhões de obras previstas, incluindo grandes investimentos, como a construção do hospital universitário, a implantação do parque tecnológico e a pista de atletismo com piso de alto rendimento. Esses com recursos assegurados. Na lista de obras programadas aparecem, ainda, a construção do bloco do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e de blocos acadêmicos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Entre as obras a iniciar está a construção da residência e do centro estudantil. O orçamento total da universidade para 2015 é de um pouco mais de R$ 16 milhões, fruto de receita própria e emendas parlamentares.

“Temos muito a avançar e, para isso, contamos com o apoio da bancada federal e do Senado em Brasília. São essas parcerias que tornam possíveis a realização de ações de melhorias para o ensino público superior no Estado”, avaliou o reitor.

Postado em: 27/2/2015