Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sedia Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Ufac sedia Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

por Ascom02 publicado 14/09/2016 07h10, última modificação 14/09/2016 07h10

Foi aberta nessa terça-feira, 13, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a edição de 2016 da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Outros dois eventos integram-se à programação deste ano: a segunda edição da Viver Ciência: Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e a primeira edição do seminário Comunidades Resilientes. Mais de 20 mil visitantes são aguardados na universidade até a próxima sexta-feira, 16.

Conjuntamente, os eventos têm como objetivo oportunizar a troca de conhecimentos, o estimulo à criatividade, a valorização da experimentação, da ação investigativa, de atividades inovadoras, de trabalhos interdisciplinares e da promoção à iniciação científica. “É vivendo ciência, cultura, oportunidades e sonhos que construiremos a sociedade mais justa e digna de orgulho, a qual merecemos”, destacou a governadora em exercício, Nazareth Araújo.

Estruturada no recém-inaugurado Centro de Convenções da Ufac, a Feira de Ciência e Tecnologia reúne estandes de escolas e diferentes instituições, com apresentação de trabalhos científicos em diferentes áreas. A programação conta, ainda, com oficinas e atividades lúdicas durante o dia inteiro.

Para o reitor da Ufac e anfitrião do evento, Minoru Kinpara, a Semana de Ciência e Tecnologia trará à Ufac estudantes de diferentes idades que terão a chance de compreender o processo de construção do conhecimento científico.

“Grandes cientistas não nascem com esse status. Isso é um processo construído. As escolas, os centros de pesquisa e as universidades precisam criar sujeitos que se apropriem da ciência não apenas como usuários, mas como produtores”, disse Kinpara. “Com eventos como esse estimulamos o desenvolvimento de uma nova geração de pesquisadores e investe em um futuro melhor.”

A vice-reitora Guida Aquino lembrou que a Viver Ciência representa um legado da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Ufac, em 2014. “Nós já imaginávamos que isso aconteceria. Por onde passa, a SBPC deixa esse legado”, lembrou. “Ficamos orgulhosos em poder contribuir com a sociedade dessa forma, divulgando trabalhos de estudantes e instituições, promovendo a aproximação da comunidade com o conhecimento científico.”

Os eventos são uma realização da Ufac, do governo do Estado — através das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia (Sect) e de Educação e Cultura (SEE) — e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC). De 19 a 23 de setembro a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia segue com programação na Embrapa e na Biblioteca Pública.

Postado em: 14/9/2016