Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac sediará Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial em 2016

por Ascom02 publicado 01/08/2014 23h22, última modificação 01/08/2014 23h22

A Universidade Federal do Acre (Ufac) foi anunciada como sede do XXI Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), do Ministério da Educação (MEC). O evento nacional será realizado no segundo semestre de 2016. A expectativa é que dois mil estudantes visitem a Ufac durante o encontro.

O anúncio oficial foi feito hoje, 1º, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. “É com grande alegria que recebemos essa notícia. O Programa de Ensino Tutorial (PET) é um trabalho que reúne ensino, pesquisa e extensão, exatamente a missão da Universidade. Não temos dúvida da importância que será receber esse encontro”, disse Lidiane Assis, que representou a Ufac durante o Enapet. Essa será a primeira vez que Rio Branco recebe o encontro do PET. A última capital da região Norte a sediar o evento foi Manaus, em 2009.

Para o reitor em exercício, Josimar Batista, “a Ufac ganhou grande destaque ao realizar com muito sucesso a 66ª Reunião Anual da SBPC. Esse é um novo momento para a universidade que a partir de agora, tem sempre as portas abertas para realização de grandes eventos”. Batista também disse que a organização para o encontro é imediata. “A exemplo do que fizemos para a SBPC, vamos montar uma comissão especial para o encontro e trabalhar com prazo de pelo menos um ano de antecedência”, ressaltou.

Evento - O Enapet é a reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e tem a finalidade de discutir temas relevantes para a manutenção e desenvolvimento do programa. Durante uma semana participantes de todo o país apresentam suas produções acadêmicas que envolvem ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do país, envolvendo cerca de 12 mil universitários.

Na Ufac, existem hoje, nove Programas de Educação Tutorial em andamento. Seis grupos de cursos específicos: PET Agronomia (Cruzeiro do Sul), PET Agronomia (Rio Branco), PET Educação Física, PET Geografia, PET Economia e PET Letras; e três de Conexões de Saberes: Matemática, Comunidades quilombolas e comunidades do campo e Comunidades Indígenas. Ao todo, 96 alunos da instituição são beneficiados pelo programa mantido pelo MEC.

Postado em: 1/8/2014