Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Universidade Aberta da Terceira Idade lança edital para inscrições

Universidade Aberta da Terceira Idade lança edital para inscrições

por Ascom02 publicado 16/01/2015 15h50, última modificação 16/01/2015 16h03
São 80 vagas para turmas em Rio Branco e Xapuri; inscrições vão até o dia 30 de janeiro

A Universidade Federal do Acre (Ufac) está com edital aberto para processo de seleção que visa candidatos ao curso de formação inicial e continuada “Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati): capacitando a terceira idade na utilização de ferramentas tecnológicas para a democratização do conhecimento”.  A capacitação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID-MC). As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o dia 30 deste mês.

O curso será ministrado em dois municípios. Nas dependências do Colégio de Aplicação, em Rio Branco, e no Núcleo da Ufac em Xapuri. Cada turma será composta por 40 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A capacitação tem duração de 11 meses, com carga horária total de 260 horas. Os encontros ocorrerão uma vez por semana.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir, no período das 8h às 12h, a um dos locais onde será realizado o curso, munidos de duas fotos 3x4 atuais, cópia de RG e CPF e ficha de inscrição devidamente preenchida. Não serão aceitas inscrições via internet, postal ou fax. Os primeiros 20 inscritos em cada turma terá a vaga assegurada; a outra metade será selecionada através de sorteio a ser realizado no último dia de inscrição.

Voltada à inclusão digital no Estado, a Unati tem como objetivo contribuir com a socialização dos idosos, levando conhecimento digital àqueles que não tiveram acesso às novas tecnologias através de oficinas na área de informática e mídias digitais.

“A Universidade Aberta da Terceira Idade é realizado há 15 anos. A grande importância do projeto é manter ativa essa parcela da sociedade que já se aposentou, mas não quer ficar em casa parada e busca manter-se produzindo. No curso, o idoso aprende a manusear a internet, as redes sociais, e-mails. Também haverá dicas de fotografia e vídeo”, explicou a coordenadora geral da Unati, Margarete Prado Lopes.

A relação final com os nomes dos 80 candidatos aprovados será publicada no dia 30 de janeiro de 2015, no site da Ufac e nos murais dos locais das inscrições.

Confira o edital completo aqui.

Postado em: 16/1/2015