Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Xapuri recebe oficina de capacitação em igualdade de gênero. Foco é o fim da violência contra a mulher
conteúdo

Xapuri recebe oficina de capacitação em igualdade de gênero. Foco é o fim da violência contra a mulher

por Ascom-01 publicado 30/05/2014 16h05, última modificação 30/05/2014 16h02

Ontem, 29, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Sep Muheres), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou o lançamento da campanha “Basta. Viver sem Medo também é um direito nosso!” no município de Xapuri. O lançamento da campanha se deu com a realização de um dia oficinas para capacitação de homens e mulheres na questão de gênero. O evento ocorreu no Centro Estadual de Educação Permanente.

No período da manhã, a palestrante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufac, Fabiana Chaves, apontou as diversas formas de opressão, violência e discriminação que as mulheres sofrem simplesmente por serem mulheres: “Muitos pensam que combater a violência contra a mulher é somente combater a violência física e sexual, mas não é. A violência física e sexual são somente a exacerbação de outras diversas formas de violência que acabam sendo aceitas socialmente. São essas que devem ser combatidas por meio de uma educação libertadora”, afirmou.

Já no período da tarde, a palestrante Joelda Paes, da Sep Mulheres, discorreu sobre a Lei Maria da Penha, ressaltando a importância do atendimento humanizado às vítimas de violência física e sexual. “É importante que o atendimento seja realizado corretamente, que a saúde, a delegacia, o conselho tutelar, saibam o seu papel. Para isso as capacitações são essenciais”, disse Paes.

Xapuri é o décimo município acreano a receber a Campanha Estadual de Combate à Violência contra a Mulher. O município do Jordão será o próximo a receber a campanha, nos dias 9 e 10 de junho. Já nos dias 11 e 12 as oficinas serão realizadas em Santa Rosa do Purus.

Publicado em: 30/5/2014