Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > Cores na Ufac e as parcerias

Cores na Ufac e as parcerias

por petrolitano publicado 31/10/2011 14h25, última modificação 31/10/2011 14h25
Jornal da Ufac, 05.04.2001

Vivemos hoje um momento de extrema importância na busca de realizar mudanças práticas no nosso fazer enquanto educadores comprometidos com o desenvolvimento da nossa comunidade.

Para ilustrar esta afirmativa, cito o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), para quem "a única finalidade da ciência é aliviar o sofrimento da existência".

A propósito, peço licença aos leitores para falar de uma ação que foi desenvolvida no período de 31/03 a 02/04/2001 na nossa Universidade Federal do Acre, pois tenho a consciência de que os atos do amor e da paixão, quando envolvem vários atores, criam pistas para a aprendizagem revolucionária e de qualidade.

A Universidade Federal do Acre vem buscando, ao longo de sua existência, desenvolver ações ligadas à cultura e às manifestações populares, com vistas a manter o compromisso com a construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil do Estado.

Fazemos parte da legião de pessoas que acreditam que a manifestação cultural brota de diversas formas, sobretudo através da arte e suas aplicações.

Após refletirmos sobre o que idealizamos e o que realizamos, percebemos a grande dívida que temos com os nossos acadêmicos, no tocante ao incentivo e realização de projetos e atividades culturais no interior da nossa Universidade.

Tradicionalmente, as Instituições de Educação de nosso país têm um aspecto físico sombrio, negando a presença de cores e de formas estéticas que possam transformar seus espaços em algo que seja alegre, colorido e lúdico, com repercussão positiva nas relações entre os seus usuários.

Outro destaque que se soma a este cenário é a forma de recepcionar e envolver os novos alunos quando da chegada ao Campus, no início do ano letivo. Por mais que procuremos oferecer uma programação interativa, ainda não conseguimos superar a tradição do "trote" e levá-los a atividades que sejam participativas e prazerosas e que possam também fortalecer a convivência entre os que chegam e os que já se encontram.

Criamos, assim, a partir do dia 02/04, um novo cenário com a produção de 55 quadros, de 150 cm por 130 cm, que foram afixados nos corredores, salas de aula, bibliotecas, restaurante universitário e outros espaços que de forma inovadora e participativa ajudam a transformar o ambiente físico da Ufac num espaço de cores e alegria.

Segundo o reitor da Universidade Federal do Acre, professor Jonas Filho, "o profissional-cidadão sem vínculo cultural com seu ambiente não pode exercer uma cidadania plena e sadia".

É realmente notável o empenho de alguns empresários locais que, ao atender ao nosso chamamento, colocaram-se como "tutores" desta experiência, que de nova e ousada tem um sabor de aventura e, portanto, transformadora.

Os nossos aliados foram: Destak Modas (5 quadros), Laboratório de Análises Clínicas Dr. Luiz Augusto Batista (10 quadros), Drogaria Centro (5 quadros), Foto Center M&M (5 quadros), O Boticário (2 quadros) e Restaurante Anexo (1 quadro).

Estes colaboradores mostram como a nossa sociedade possui sensibilidade de sentir e saber sentir o valor das parcerias e principalmente de terem o desprendimento de semear para colher.

Esta combinação equilibrada de manutenção das ajudas intercalando compromisso com a educação manterá a chama das possibilidades das transformações que todos nós sonhamos.

Carolina Sampaio Barreto
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
professora e vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac).