Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > Professora da Ufac fará parte da Academia Brasileira de Filologia
conteúdo

Professora da Ufac fará parte da Academia Brasileira de Filologia

por petrolitano publicado 31/10/2011 14h29, última modificação 31/10/2011 14h29
Jornal O Rio Branco, 10.04.2001

A professora Luísa Galvão Lessa, doutora em Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal do Acre (Ufac), é a mais nova integrante da Academia Brasileira de Filologia. Ela foi indicada para ocupar uma das cadeiras de filóloga pelo mérito de sua tese de doutorado “Glossário do Vale do Acre: Látex e Agricultura”.

A entidade de pesquisa, sediada no Rio de Janeiro, seria, em termos de importância, equivalente à Academia Brasileira de Letras, que elege como imortais os escritores reconhecidos pela crítica e detentores de sucesso perante o público. A Academia Brasileira de Filologia tem como critério a admissão apenas de doutores nos seus quadros.

O trabalho da professora, que está acondicionado em quatro volumes, foi considerado o melhor da década de noventa pela riqueza de detalhes e profundidade no tocante ao levantamento de dados lingüísticos utilizados nessa região do país.

Luísa Lessa é a primeira mulher acreana a ingressar no seleto corpo da academia de filólogos do país - antes dela, o doutor Adriano da Gama Koury havia sido o único a ter esse privilégio. Nos próximos dias, a professora vai ao Rio de Janeiro tomar posse.