Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Abril > Universidade oferece Curso de Especialização em Educação Infantil

Universidade oferece Curso de Especialização em Educação Infantil

por petrolitano publicado 31/10/2011 14h27, última modificação 31/10/2011 14h27
Jornal Página 20, 10.04.2001

O Departamento de Educação da Universidade Federal do Acre (Ufac) está oferecendo desde o início de fevereiro, no campus universitário, um Curso de Especialização em Educação Infantil, com previsão de encerramento para o próximo mês de dezembro. A atividade tem carga horária de 450 horas, reúne uma clientela de 30 alunos e é coordenada pela professora Mônica Ledo Silvestri. Seu objetivo é formar profissionais especializados para atuar em creches e pré-escolas da comunidade, seja diretamente ou em programas de formação na área de educação de crianças até seis anos de idade.

Das dez disciplinas que compõem o programa do curso, duas já foram concluídas: “Fundamentos da Educação Infantil” e “Literatura Infantil e Alfabetização”. Esta última foi ministrada pela professora Marlene Alves de Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é doutora em Educação pela Universidade de Liège (Bélgica) e era diretora da Faculdade de Educação da UFRJ no período em que foi celebrado o convênio e desenvolvido o Mestrado Interinstitucional (Ufac/UFRJ) em Educação.

No encerramento da disciplina, no final do mês passado, os alunos programaram uma sessão de “contação” de histórias (clássicos da literatura universal e produções originais dos próprios participantes) e leitura de poemas de Cecília Meireles. Estiveram presentes alunos do curso de Ciências Biológicas (convênio Ufac/governo do Estado), professores do Departamento de Educação e a vice-reitora, Carolina Barreto.

Até dezembro serão ministradas ainda as seguintes disciplinas: “Cotidiano da Creche”, “Cotidiano da Pré-escola”, “Organização da Educação Infantil”, “Arte e Educação”, “Linguagem, Leitura e Escrita”, “Educação Matemática”, “Pesquisa Educacional” e “Seminário de Projetos”.