Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Dezembro > Curso não pode aceitar novos alunos e diplomas não serão reconhecidos

Curso não pode aceitar novos alunos e diplomas não serão reconhecidos

por petrolitano publicado 09/11/2011 15h27, última modificação 09/11/2011 15h27
Jornal A Tribuna, 16.12.2001

Os estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram surpreendidos na semana passada com o anúncio da suspensão do reconhecimento do curso em Cruzeiro do Sul. Pela primeira vez, desde que o provão (Exame Nacional de Cursos) foi criado, em 1996, o Ministério da Educação usou suas notas para suspender o reconhecimento de 12 cursos "reprovados" nos últimos três anos.

A Ufac foi a única Universidade Federal reprovada, entre 3.701 cursos avaliados, oito de Letras e quatro de Matemática, suspensos por terem tirado conceito "D" e "E" durante três anos consecutivos. Pela lei, estes cursos não poderão aceitar novos alunos, e apenas os diplomas dos formandos deste semestre serão reconhecidos. Os outros alunos podem pedir transferência ou aguardar até que a faculdade regularize a situação. Um dos casos mais delicados é o da Ufac, exatamente por ser uma universidade federal.

Na semana passada, o ministro da Educação, Paulo Renato, disse que é "responsabilidade" da sua pasta oferecer condições para a melhoria do corpo docente e que abrirá mais vagas para concursos em 2002, além de usar a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ministério da Educação) para auxiliar no aprimoramento dos professores do departamento de Letras da Ufac.