Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Fevereiro > Os oitenta anos do Dr. Jersey - Pai do Ensino Superior no Acre

Os oitenta anos do Dr. Jersey - Pai do Ensino Superior no Acre

por petrolitano publicado 20/10/2011 12h51, última modificação 20/10/2011 12h51
Jornal A Gazeta, 24/02/2001

Hoje, 24 de fevereiro, o Dr. Jersey Nazareno de Brito Nunes está completando 80 anos de existência. Frente a esta dádiva de Deus, seus familiares e amigos organizaram uma programação de eventos para comemorar a alusiva data.

Como parte da programação, realizou-se na Igreja Imaculada Conceição, sexta-feira, às 17h30, uma missa de Ação de Graças, e hoje haverá na residência do seu filho, o Dr. Jersey Pacheco, um jantar em homenagem ao aniversariante.

Dr. Jersey nasceu no seringal Muiraquitã, colocação Porto Central, no Alto Purus, na época município de Sena Madureira, atual Manuel Urbano.

Estudou no Colégio Dom Bosco de Manaus, onde concluiu os cursos primário, ginasial e pré-jurídico, ingressando, após prestar concurso vestibular, na Faculdade de Direito do Amazonas, concluindo nesta o curso de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais no ano de 1947.

Foi também integrante da Força Expedicionária Brasileira, concluindo em 1943 o curso de Oficial do Exército. Com o término da 2ª Guerra Mundial, retornou a vida civil exercendo em Manaus- Amazonas os cargos de inspetor do Tráfego Público e professor do Colégio Dom Bosco da Ordem dos Salesianos, dedicando-se, posteriormente, à advocacia.

Através de convite do governo do Estado de Roraima exerceu vários cargos nos campos da Administração, do ensino e do Direito.

Sendo removido tempos depois para Boa Vista, Comarca do ex-Território de Rio Branco para Sena Madureira, exerceu nesta localidade o cargo de promotor público. Mais tarde, transferido para Rio Branco, exerceu o mesmo cargo.

Ainda no Acre exerceu vários cargos nos campos do Direito e da Cultura, entre os quais destacamos o de procurador-geral da República; procurador-geral do Estado; membro do Conselho Estadual de Educação e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Acre.

Possui várias comendas, dentre as quais citamos: Professor Emérito-Universidade Federal do Acre; Mérito Judiciário -Tribunal de Justiça do Estado do Acre; Mérito Universitário - Ufac.

Tem várias obras publicadas, cujos títulos são: Memórias de um seringueiro; Nos domínios da Ciência Jurídica Penal; Ministério Público (Ontem e Hoje); Noções de Psicologia Educacional; Força do Direito; Advocacia.

Além dos cursos alusivos a área do Direito, Dr. Jersey enveredou pelos mais diversos ramos das Ciências Humanas.

É casado desde 1948 com a sra. Nair Pacheco Nunes. Desta união nasceram quatro filhos: Jersey Pacheco Nunes, Juraci Regina Pacheco Nunes, Jansen Pacheco Nunes e Janete Nunes Zaire.

A vida de Dr. Jersey tem sido coroada de êxitos, sendo este exemplo de honradez e compromisso com o trabalho, a terra e a gente do Acre sempre na perspectiva de contribuir para o avanço da cultura e da ciência, mormente no que se refere ao campo jurídico.