Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Janeiro > Anticapitalistas uní-vos!
conteúdo

Anticapitalistas uní-vos!

por petrolitano publicado 10/10/2011 14h50, última modificação 10/10/2011 14h50
Jornal A Gazeta, 20.01.2001

Estará acontecendo em Porto Alegre, no período de 25 a 30 deste mês, quando milhares de pessoas procedentes das mais diversas partes do planeta, representando diferentes matizes ideológicas, participarão do Fórum Social Mundial.

Esse evento de dimensão planetária reunirá os Anticapitalistas, que pretendem discutir e propor os rumos a serem tomados para se contrapor ao modelo econômico neoliberal aí posto, cujas conseqüências têm ressonâncias negativas nas relações sociais entre os seres humanos que habitam esse mundo.

O Fórum, inclusive, é contraponto a outro Fórum que ocorre todos os anos na cidade de Davos na Suíça, quando os sete mais do mundo no ranking do desenvolvimento econômico juntamente com as organizações internacionais, a saber FMI, BID e etc., se reúnem para definir estratégias neoliberais a favor (contra) dos países atrasados ou emergentes.

Finalmente, as forças anticapitalistas do mundo inteiro, acolhendo a sugestão de um jornalista francês, de quem, aliás, é a idéia do Fórum Social Mundial, se reúnem para rejeitar com veemência a assertiva de que a mão única ou o "Fim da história", à qual, aliás, muitos intelectuais apressadamente aderiram, seria o triunfo definitivo da História.

O Fórum dos Anticapitalistas me leva a lembrar obrigatoriamente as "Internacional", que ocorreram ao longo dos dois últimos séculos, tendo, substancialmente, o mesmo alcance, ou seja a construção de uma sociedade alternativa àquela capitalista e, naqueles encontros, sob a inspiração da teoria marxista.

É louvável, portanto, à distância de muitos anos, constatar que o sonho de milhões de nossos antepassados não acabou, apesar de muitos deles terem sofrido perseguições e mortes. As forças democráticas espalhadas por toda parte desse mundo, insatisfeitas com aquilo que está ocorrendo, tentam novamente ressurgir e continuar a lançar o grito há tempo preso na garganta sob outras letras "Trabalhadores de todo mundo uni-vos!".

Com certeza, esse novo grito, vindo de organizações não governamentais e, portanto, representando a verdadeira sociedade, é mais autêntico e consistente nessa hora em que a maioria dos partidos, neste incluídos os nossos, que se dizem de esquerda, na realidade não sabem mais o que estão dizendo, tão grande é a ignorância ideológica reinante no seio desses partidos é também o desvio que alguns deles tomaram, vindo a confundir-se com as teorias e as práticas dos partidos capitalistas.

Esse grito também nasce "globalizado", podendo ser ouvido por todos aqueles que não concordam com o sistema que aí está, que, sob a insígnia da prosperidade, exclue a maioria da população de seus benefícios, condenando-a à miséria e discriminando-a econômica e socialmente.

Tomara que os anticapitalistas possam sacudir as estruturas injustas desse mundo, que continuam rodando sob o mesmo eixo, fazendo, ao mesmo tempo, vítimas fatais, consciente de que está certo!

"Anticapitalistas uni-vos!" Não acreditem nas promessas desses governos que aí estão, também daqueles que se dizem de esquerda, porque nada farão por vocês serem dignos e autenticamente cidadãos!

* José Mastrangelo é professor de Sociologia na UFAc.