Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Junho > Reprodução da força de trabalho

Reprodução da força de trabalho

por petrolitano publicado 07/11/2011 17h20, última modificação 07/11/2011 17h20
Jornal Página 20, 21.06.2001

Raimundo F. de Souza

Todo sistema de produção se consolida na medida que reproduz continuamente as condições materiais e de mão-de-obra que garantam as relações de produção. Exige ainda, matéria prima e outros fatores para que o produto seja colocado no ponto de consumo. A reprodução da força de trabalho é garantida, principalmente, pelas condições que o sistema de produção tem para garantir salário, habitação, alimentação, saúde, educação do trabalhador, especialmente dos jovens, que são a garantia da reposição da força de trabalho.

A formação dos indivíduos para o trabalho e/ou convívio social (cidadania), se dar através de órgãos da sociedade, tecnicamente denominados de “aparelhos ideológicos”. Estes aparelhos, oficiais ou não, desempenham um papel fundamental na formação educativa propriamente e na formação da personalidade. Os mais importantes são: a família ou grupos iniciais, que oferecem as primeiros conceitos do que seja propriedade, no convívio com o irmãos - este brinquedo é seu esse é meu -, noção sobre hierarquia e obediência, através da convivência com pai, mãe, tio, avó, irmãos mais velhos etc.

Noção de comportamentos como honestidade, coerência, idealismo, meiguice entre outros e a própria visão de família, como uma instituição onde predomina o amor, a afeição entre marido e esposa, pais e filhos, ou seja, a família como aparelho ideológico a serviço do poder instituído na sociedade.

A religião não deixa de ser outro importante instrumento educativo na sociedade, ensinando comportamento e convicções para a manutenção da esperança de uma vida eterna, da fé, da transitoriedade da vida e estímulo e incentivo ao sacrifício. Sabemos que desde o estado romano o catolicismo já assumia diretrizes de organização do estado e sempre evidenciando o componente hierárquico nas relações religiosas - Senhor Reis dos Reis e a idéia de perfeição e hegemonia sobre todo o universo. A religião como aparelho ideológico está a serviço do Estado, dos poderes constituídos e não a serviço do ser humano.

A mídia é outro setor de grande importância na formação, negativa ou positiva, dos indivíduos, que atua sempre a serviço do poder econômico, em todos seus aspectos. Os programas de TV, novelas, reportagens, transmissões etc., tudo está atendendo aos interesses do sistema. Percebe-se que diante de qualquer dificuldade e/ou situação de tragédia, a mídia logo transforma em um fato social e levanta a discussão, por exemplo, posse da Amazônia, buraco na camada de ozônio, desmatamento, guerras, vulcões, enchentes e tantos outros capaz de ocultar a realidade, mas também de tornar o cidadão impotente e até se culpando pela poluição das águas, pelo acúmulo de lixo no mundo, pelos danos causados ao solo etc., e diante de tantos problemas o cidadão passa a assumir que os seus não têm importância, são insignificantes e seria egoísmo se preocupar com eles.

A escola certamente constitui-se uma das principais instituições responsáveis pelo manutenção da ideologia hegemônica. A escola ao mesmo tempo que ensina os elementos da cultura utilizáveis, transmite regras de viver, dos costumes, dos comportamentos, da divisão social do trabalho, da hierarquia social, da consciência moral, cívica e profissional. Ensina a falar, a escrever, a saber mandar e saber obedecer.

A formação desenvolvida na escola perpassa todos os componentes das outras instituições educativas. O material escolar, os livros, as apostilas, os recursos didáticos, os métodos e técnicas de ensino-aprendizado, a relação professor aluno etc., finalmente, todos os ingredientes, são direcionados para a reprodução da submissão do indivíduo, bem como a manutenção da ordem estabelecida.

A escola se insere na sociedade como agência ideológica de produção e reprodução cultural, para a perpetuação das condições e das relações de produção, no nosso caso, capitalista, e, no contexto em que se apresenta, a cultura capitalista, que por sua vez estabelece as normas para os contratos de trabalho, que são estabelecidas segundo os critérios definidos pelo comprador da força de trabalho.

A análise da cultura espiritual do capitalismo revela que os ideais, valores, princípios e doutrinas que a que a compõem estão presentes tanto nas relações econômicas e políticas como na produção e difusão de conhecimentos científicos.. Pois a cultura do capitalismo aparece na fábrica, no governo, no Exército, na igreja, no banco, na escola, no cinema, no teatro, no jornal, na televisão e outros núcleos de produção material e espiritual.

É oportuno salientar que, dentro desse contexto, situa-se a educação e, em particular, a metodologia do ensino em todos os níveis, como algo absolutamente comprometido, desde os materiais didáticos, equipamentos, até a motivação para o aprendizado.