Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Maio > Biblioteca virtual foi inaugurada na Ufac
conteúdo

Biblioteca virtual foi inaugurada na Ufac

por petrolitano publicado 01/11/2011 11h16, última modificação 01/11/2011 11h16
Jornal A Gazeta, 04.05.2001

Érika Lopes


Desde ontem às dez horas da manhã, estudantes, professores e pesquisadores acreanos passaram a ter muito mais facilidade para realizar suas consultas bibliográficas.  

A biblioteca virtual inaugurada ontem na Universidade Federal do Acre, junto de diversas outras universidades federais que também estão recebendo ou já receberam o programa, é constituída de informações em artigos de periódicos, dispostas eletronicamente através das bases de dados.

Segundo informações do bibliotecário e coordenador da biblioteca virtual, Raimundo Ferreira de Souza, a biblioteca apresenta-se como uma alternativa de ampliação do acervo, que vai possibilitar aos usuários da universidade melhores condições para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa. “É uma novidade nas universidades e poderemos pesquisar pelo assunto de interesse através de artigos e periódicos. Teremos então um suporte muito maior suprindo a carência de muitas universidades”.  

O bibliotecário que se submeteu a um treinamento na Universidade Federal do Pará (UFPA) para operacionalizar o sistema falou também do avanço que a Ufac está dando quanto às pesquisas. “A Ufac está operacionalizando hoje nas mesmas condições que outras grandes universidades do Sul e Sudeste. Em um futuro não muito distante os acervos de papel na forma de livros, periódicos e outros suportes físicos não mais deverão se encontrar nas estantes empoeirando-se e amarelando as páginas. Toda e qualquer informação poderá ser adquirida nas bases de dados, dispostas eletronicamente”.  

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) adquiriu junto ao Ministério da Educação cerca de R$ 20 mil para programar treinamento, montar instalações e comprar equipamentos. A universidade é responsável em ampliar o número de computadores e melhorar as instalações de uso.  

De acordo com o pró-reitor de pesquisa da Ufac, Alceu Ranzi, este é um avanço importante para a universidade. “São 150 mestres que atuam hoje aqui, 90 que estão buscando qualificação profissional em mestrado ou doutorado. Não somos mais uma instituição nova, temos 40 anos e 27 anos de federalização. Este é um investimento de milhões de dólares para todas as universidades federais e a rede de Internet do campus está agora conectada à rede universal. É a inserção no contexto mundial de pesquisa e produção científica no Acre. Temos inclusive que nos adaptarmos ao inglês, que é a linguagem mundial e a maioria dos textos estarão escritos em inglês”.  

A biblioteca virtual está funcionando no campus universitário, na sala 19 da Biblioteca Central.