Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Paralisação dos servidores federais foi parcial

Paralisação dos servidores federais foi parcial

por petrolitano publicado 27/10/2011 10h35, última modificação 27/10/2011 10h35
Jornal A Tribuna, 29.03.2001

A paralisação dos servidores federais, ontem no Acre, foi parcial em três instituições e completa em uma. O corpo de funcionários do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Ibama) paralisou em 30%. Ficaram em funcionamento, alguns setores da administração e os plantões. Na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) metade dos servidores parou. O mesmo ocorreu no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Apenas na Universidade Federal do Acre (Ufac) a adesão foi de 100%, segundo informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior (Sintest), Dário Lopes.

"Só retornaremos amanhã (hoje) e vamos aguardar os informes nacionais, além da marcha do próximo dia 5, e direção ao Congresso Nacional em Brasília", disse Lopes.

A manifestação de ontem foi em protesto pelas perdas salariais sofridas nos últimos anos, que depois de calculadas chegam a 75,48%, exigem o pagamento imediato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ainda são contra a possibilidade de mudança no regime jurídico único - em tramitação no Congresso Nacional -, segundo os quais, acarretaria prejuízos a todos os servidores públicos federais. O Governo Federal emprega no Acre cerca de 3 mil pessoas.