Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2001 > Março > Parceria retira menores infratores das ruas

Parceria retira menores infratores das ruas

por petrolitano publicado 27/10/2011 10h34, última modificação 27/10/2011 10h34
Jornal A Gazeta, 27.03.2001

O Projeto Crescendo Juntos, assinado ontem entre Senac, Ministério Público Estadual Senai, Detran, Sectas, Fundação Elias Mansour, Ufac, Firb, secretarias de Estado de Saúde e Educação, firmou a obrigação de atender o adolescente infrator permitindo a sua retirada das ruas de Rio Branco.

O Termo de Parcerias trata da junção de interesses e áreas de atuação entre instituições da sociedade acreana, no sentido de aplicação e acompanhamento de medidas sócio-educativas a um contingente significativo de adolescentes expostos ao submundo das drogas, infrações e violência.

Todas as instituições terão um papel importante para reeducar o adolescente. O Senac e o Senai, por exemplo, estão oferecendo a educação profissional básica que, atendendo aos interesses individuais, possibilite: a formação de atitudes éticas de valorização do trabalho; a preparação para o exercício de uma profissão; e o desenvolvimento de habilidades para enfrentar problemas do cotidiano.

Já a Secretaria de Cidadania (Sectas) oferece aconselhamento e orientações à família do adolescente sócio-educando, para que através do revigoramento da célula familiar se consiga importante apoio à recuperação deste, evitando a reincidência. Ao adolescente, economicamente pobre, a Sectas providenciará meios necessários para a retirada de documentos como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, certificado de reservista, carteira profissional, entre outros, bem como, se necessário for, vales-transporte para que o aluno compareça ao local de prestação de serviço à comunidade.

O Senac abriu as portas de seus cursos para os alunos desse convênio, entendendo que a mudança de vida desses adolescentes começa em pequenas coisas positivas.

Cursos

No Curso de Informática 9 alunos já estão estudando: Cleiton Bezerra de Souza Nery, Kelton José Vale da Silva, Albanir Sampaio Pereira, Keila Simone Silva, Raimundo Nonato Nobre da Silva, Francisco Alves da Silva Filho, Daniele Cristina Paes Gomes, João Luiz Siqueira Júnior e Joelmir da Silva Andrade.

Curso de Manicure: Cirlene Muniz de Araújo, Claudelice Gonçalves Santiago.

Curso de Malharia: Edemerson da Silva, Cleber de Oliveira de Souza, Antonio Marcos Souza Silva, Alan Jhonys Vale da Silva, Enio Cruz de Araújo, Ismael Lima Costa, Misael Lima Costa, Emerson Viana de Souza, Manoel Ferreira dos Santos, Ronaldo Nunes Ramirez, Wellington da Silva Rodrigues, Kênia Cristina Paulino de Carvalho, James dos Anjos Feitosa, Simone Souza de Oliveira, Cléia Alexsandra de Oliveira, Francisco Leandro Silveira dos Santos, Arkley da Silva e Silva, Regilene Silva Veronezi, Lucineide de Castro Ramos, Walisson do Nascimento Ferreira.

Curso de Decoração: Maria Elias Cégobes Ferreira, Regina da Silva Amorim, Francisca Vieira Carneiro, Sandra Roberta da Silva Lopes de Souza, Sandra Maria Oliveira Silva, Railda dos Santos Bezerra, Tamires de Lima Almeida, Nilda Gomes da Silva, Ednélia Silva da Costa, Marcelo Pinto Bento, Cleuciane Cunha Sales, Murilo Almeida Henrique, Gilmauro Ferreira Rodrigues, Aglailso Souza de Oliveira, Mário Quitério da Silva, José Lisney Silva Fernandes, Sandra Pereira Aparício, James dos Anjos Feitosa e Simone Souza de Oliveira.