Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2011 > Outubro > Curso de Medicina para o Juruá
conteúdo

Curso de Medicina para o Juruá

por petrolitano publicado 04/11/2011 15h32, última modificação 04/11/2011 15h32
Jornal Pagina 20, 04 de Novembro de 2011

Romerito Aquino

Ministro da Educação garante a Tião Viana curso em Cruzeiro do Sul, vagas duplicadas no curso de Rio Branco, campus da Ufac em Brasileia e ensino a distância

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, se comprometeu ontem com o governador Tião Viana, o senador Aníbal Diniz, coordenador da bancada, o deputado federal Sibá Machado e representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) de dobrar de 40 para 80 o número de vagas do curso de Medicina de Rio Branco e de criar o curso de Medicina também em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá.

Outros dois compromissos assumidos pelo ministro com a educação superior do Acre foram o de apoiar a criação do campus da Ufac no Vale do Alto Acre, com sede em Brasileia, e de habilitar os cursos a distância da universidade federal acreana para ampliar as oportunidades de ensino superior para os jovens dos municípios do interior, sem precisar que eles se desloquem para a capital.

“Foi um encontro de grande importância para a expansão do nosso ensino superior”, comemorou o governador Tião Viana, ao destacar a participação do vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz, do coordenador do curso de Medicina, Thor Dantas, dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana e do deputado federal Sibá Machado, que mediou a relação entre o Ministério da Educação, o governo do Estado e a Ufac para as conquistas sacramentadas pelo ministro Fernando Haddad.

O governador também fez questão de destacar a importância, para a saúde do povo do Juruá e dos municípios amazonenses da fronteira com o Acre, do curso de Medicina que será implantado em Cruzeiro do Sul. “É uma grande notícia para a saúde do nosso Estado a ampliação das vagas do curso de medicina da Ufac em Rio Branco e a criação do curso de Medicina em Cruzeiro do Sul”, afirmou o governador. Ele também frisou as vagas que serão abertas pelo curso de Medicina de Cruzeiro do Sul para a infraestrutura da residência médica e para as especializações de mestrado e doutorado, destinadas à formação dos professores do novo curso.

politica-041111_6.jpg
GOVERNADOR Tião Viana (C) se reuniu ontem com o ministro Fernando Haddad (D), em Brasília

O senador Aníbal Diniz destacou que as grandes conquistas sacramentadas no Ministério da Educação partiram da disposição do governador Tião Viana de disponibilizar uma das emendas de bancada no Orçamento Geral da União (OGU) de 2012 para possibilitar a execução do plano de expansão da Universidade Federal do Acre.

“Estou muito otimista com essa conversa que tivemos com o ministro porque ele se comprometeu tanto com a expansão do ensino médico no estado quanto com a expansão do ensino à distância com o programa da universidade aberta no Brasil”, assinalou o senador. Segundo Diniz, com essas novas conquistas, ganha a saúde do estado e os jovens do interior, que poderão fazer o ensino superior diretamente de seus municípios, sem precisarem se deslocar para a capital do estado.

O deputado Sibá Machado, por sua vez, também comemorou as conquistas na área do ensino superior e informou que só a construção do campus da Ufac em Brasileia e a duplicação do número de vagas do curso de Medicina de Rio Branco envolvem recursos de mais de R$ 50 milhões.

“Essas conquistas são fruto de uma via de três mãos, pois envolve as participações do Ministério da Educação, do governo do Estado e da bancada federal, que está apoiando essa iniciativa, definindo recursos para esses investimentos no Orçamento Geral da União no próximo ano”, assinalou o deputado.

Segundo Sibá Machado, o campus da Ufac do Vale do Alto Acre vai formar mão-de-obra especializada para atender ao crescimento econômico que se espera nos próximos anos para todos os municípios dessa região acreana. “O campus de Brasileia entra na linha do chamado campus de fronteira, como já existe no Ceará, para atender o crescimento do estado em suas relações econômicas com a África. E como já existe no Paraná, para atender o desenvolvimento daquele Estado em suas relações com os países vizinhos do Mercosul.

O vice-reitor Pascoal Muniz considera “muito animadora e de grande sucesso” a agenda do Acre junto ao ministro da Educação. “Conquistamos o apoio do MEC para dobrar as vagas na Medicina em Rio Branco e para criar um curso de Medicina em Cruzeiro do Sul, fazendo isso de forma preparada, com muita responsabilidade e cobrindo tecnicamente todas as necessidades”, destacou, sendo apoiado pelo coordenador do curso de Medicina da Ufac, Thor Dantas.

Pascoal Muniz também comemorou o compromisso assumido pelo ministro de agilizar a aprovação dos cursos de ensino a distância de Matemática, de Física e de outros cursos, ganhando o Estado tanto na formação de professores quanto em mais oportunidades para a juventude acreana. Muniz também destacou o apoio de Haddad para a Ufac consolidar o campus de Brasileia “para dar novos postos de trabalho para a juventude e atender a demanda do crescimento dessa região, com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e os novos negócios que ali estão nascendo”.

 

Empregos de serviços para a juventude


Além da audiência com o ministro da Educação, o governador Tião Viana esteve reunido com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcos Vasconcelos, para tratar da expansão de empregos para a juventude acreana a partir do setor de serviço, com a implantação no Estado de unidades de Call Center, que podem gerar em breve cerca de duas mil vagas no mercado de trabalho, com salários qualificados.

“Tratamos essa questão em São Paulo com empresas. Tratamos também com a Caixa Econômica e estamos tratando no Banco do Brasil e em outras instituições para que tenhamos mais oportunidade de empregos no setor de serviços, que é algo inovador para a nossa região”, assinalou o governador, que esteve em São Paulo acompanhado do prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, que considera de fundamental importância a geração de empregos para a juventude acreana nesse setor da economia.