Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Dezembro > “Acre é exemplo em ordenamento territorial local”, diz especialista
conteúdo

“Acre é exemplo em ordenamento territorial local”, diz especialista

por Ascom02 publicado 01/01/2013 18h52, última modificação 01/01/2013 18h52
Jornal Pagina20.uol.com.br, 22 de dezembro de 2012
Escrito por Anderson Bodanese
22-Dez-2012

O Acre recebeu nesta terça, 18, na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a visita de especialistas do Ministério de Meio Ambiente (MMA) e da Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), organização não governamental que atua com o Ordenamento Territorial Local (OTL) em diversos estados do Brasil, inclusive no Acre. O OTL é uma ferramenta de planejamento que visa orientar o uso do território, buscando melhor ocupação do espaço e levando em consideração as suas características culturais, sociais, políticas e ambientais.

Os técnicos vieram ao Estado discutir uma proposta metodológica para elaborar um guia de OTL baseado nas experiências do Acre em relação ao tema. A proposta vem sendo elaborada pela Sema com apoio técnico da GTZ e MMA, por meio do Departamento de Zoneamento Territorial (DZT).

Além de técnicos do MMA e da Sema, à reunião estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC) e do Zoneamento Econômico Ambiental e Social da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Zeas/Semeia).

A partir desses estudos e da troca de experiências em ordenamento territorial, o resultado deve se traduzir em um guia metodológico que possa orientar a elaboração de OTL em municípios acreanos, bem como em outras regiões do país e do mundo.

Taiguara Alencar, assessor técnico da GTZ, afirma que o Acre é uma referência em ordenamento territorial por já possuir um Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), ferramenta utilizada para orientar as políticas públicas da Amazônia, definindo as potencialidades e fragilidades do território. “O Acre tem uma política ambiental bem definida. Nos últimos anos o Estado investiu em pilotos de ordenamento territorial (OT) em municípios que deram certo, tornando-se um exemplo em OTL”, diz.