Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Fevereiro > Curso de Medicina da Ufac não teve nenhum aluno matriculado

Curso de Medicina da Ufac não teve nenhum aluno matriculado

por Ascom-01 publicado 06/02/2012 10h50, última modificação 06/02/2012 10h50
Jornal Janelão.net, 03 de fevereiro de 2012

O curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) não teve nenhum candidato inscrito. Para preencher as 40 vagas existentes, a instituição deverá fazer uma segunda chamada a partir da segunda quinzena deste mês. Serão chamados os alunos da classificação 41 a 80 e, se mesmo assim as vagas não forem preenchidas, serão chamados os alunos classificados em sequência.

Ao contrário de em anos anteriores em que a Ufac realizava exames vestibulares, este ano os candidatos foram selecionados através da classificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa forma de seleção causou polêmica no Estado porque apenas um aluno selecionado para o curso de Medicina, o mais concorrido na Ufac, é do Estado. O alto índice de alunos não-acreanos também foi registrado nos demais cursos de grande procura como curso de Direito.

O assessor de Comunicação da Ufac, João Petrolitano, afirmou que essa foi a primeira vez que um curso da Ufac não teve alunos inscritos. Ele acredita que isso se deve justamente ao fato de os selecionados não serem acreanos.

“Esses alunos aprovados são aqueles considerados ‘top’. Eles também foram selecionados em outras universidades e fizeram escolhas por aquelas que estão localizadas mais próximas de seus domicílios”, afirma Petrolitano.

O assessor contou que não é apenas para Medicina que será realizada uma segunda chamada. Todos os cursos que não preencheram o número de vagas deverão ter as turmas formadas a partir desse critério.

“Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, a gente tem cursos como Agronomia, que teve 50 vagas, mas que 23 não foram preenchidas e o de Biologia, que também não preencheu 28 vagas. Dessa mesma forma, tiveram outros cursos em Rio Branco que também não preencheram o número de vagas”, finalizou.