Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Fevereiro > Reitora rebate críticas de alguns deputados estaduais

Reitora rebate críticas de alguns deputados estaduais

por Ascom-01 publicado 13/02/2012 09h21, última modificação 13/02/2012 09h21
Jornal O Rio Branco.net, 10 de fevereiro de 2012

A Universidade Federal do Acre (UFAC) já divulgou a lista de 2ª chamada dos aprovados de medicina e demais cursos. A data de matrícula, segundo a assessoria da instituição, é nas próximas segunda-feira (13) e terça-feira (14).

Entretanto, no intuito de já preparar os candidatos que ficaram na lista de espera, UFAC divulgou a relação de classificação do Processo Seletivo 2012, com até quatro vezes o número de vagas por curso.

A assessoria enfatiza que é importante não confundir a lista dos classificados, com a convocação para efetuarem as matrículas. Os candidatos em espera, no entanto, devem estar com a documentação em dia, caso sejam chamados.
As matrículas serão realizadas na sala dos Órgãos dos Colegiados Superiores, localizada próximo à reitoria da Instituição.

Resposta da reitora às críticas

Olinda Batista, reitora da Universidade Federal do Acre, respondeu às críticas formuladas por alguns deputados estaduais, na esperança de dirimir qualquer erro e esclarece que o Conselho Universitário é o órgão máximo da instituição. Ele é formado por representantes dos docentes, técnicos, discentes e da sociedade civil, contendo um total de 82 conselheiros.

A decisão do ingresso da instituição através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi feita pelo próprio Conselho Universitário, depois de vários debates e com a intenção de ter um “olhar voltado para o futuro da comunidade acreana”.

A adesão do exame pela maioria das universidades públicas do país aumentou consideravelmente o número de inscritos.

Segundo a reitoria, a adesão da UFAC ao Enem não trouxe quaisquer prejuízos aos estudantes acreanos já que, segundo os dados já publicados e levados ao conhecimento da população, 76% das inscrições às vagas oferecidas em 43 cursos de graduação foram feitas por candidatos que moram no Acre.

Olinda afirma, ainda, que a instituição sempre se pautou pelo livre exercício da democracia e pelas decisões do Conselho e que repudia quaisquer manifestações que tenham por objetivo denegrir a imagem da UFAC ou colocar em dúvidas as decisões do órgão máximo.

Inexistência de denúncias contra a UFAC

Desde meados de dezembro de 2011, os meios de comunicação locais publicaram matérias noticiando que a UFAC, vinha sendo investigada por desvios de verbas pelo Ministério da Educação (MEC). As notícias falavam, inclusive, de suspeitas de irregularidades em licitações e na aplicação de recursos federais.

A reitora Olinda Batista enviou um oficio ao Secretário de Educação Superior do Ministério de Educação, Luiz Cláudio Costa, solicitando maiores detalhes do assunto. Em resposta, por meio do Ofício n° 54/20120-CGLNES/GAB/SESu/MEC/rcc, de 18/01/2012, o secretário informou que não há registro na Secretaria ou mesmo na Assessoria Especial de Controle Interno do MEC de denúncias da instituição e colocou-se, inclusive, à disposição da instituição para prestar mais informações.