Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Janeiro > Ufac: reitora diz que MPF não admite cotas

Ufac: reitora diz que MPF não admite cotas

por petrolitano publicado 10/01/2012 16h06, última modificação 10/01/2012 16h06
Jornal A Tribuna, 09 de janeiro de 2012

Pelo menos cinco candidatos, inicial mente aprovados no vestibular 2012 da Universidade Federal do Acre (Ufac), foram desclassificados após a publicação da nova lista.

O resultado preliminar, divulgado na sexta-feira (6), apresentava alguns erros de contabilidade nas notas dos candidatos. A recontagem efetuada pela organização do certame precisou excluir alguns candidatos que já comemoravam a vitória.

Medicina e Direito foram os cursos que sofreram modificações de candidatos. A nova publicação foi divulgada no domingo (8).

A reitora da Ufac, Olinda Batista, explica que o erro na contagem dos pontos ocorreu no momento de avaliar o peso da disciplina. Ela diz ser natural ocorrer esse tipo de situação, já que as listas divulgadas não são as oficiais.

“Essas coisas acontecem. As listas divulgadas são preliminares exatamente para corrigir alguns erros e para que os candidatos recorram, caso não concordem com a classificação”.

Os candidatos têm até amanhã para instaurar recurso. Cinco dias serão para a análise e resultado final.

A matrícula curricular poderá ser feita no site da instituição, nos dias 1º, 02 e 03 de fevereiro. A matrícula institucional poderá somente ser feita pessoalmente, ou por meio de procurador, nos dias 14 e 15 do próximo mês. As aulas estão previstas para iniciarem dia 1º de março.

AVALIAÇÃO

Os desclassificados no vestibular 2012 podem entrar com recurso para ter acesso ao processo de seleção. A ordem de classificação pode ser vista na própria instituição, onde funcionava a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).

Para análise mais detalhada, o candidato deve entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

COTA PARA ACRIANOS

No vestibular 2012, a Ufac aderiu como processo de seleção o Enem e muitos acrianos se sentiram prejudicados com as diretrizes nacionais. O governador Tião Viana defende que a instituição crie cotas para nascidos no Estado.

O governador acredita que um percentual de até 80% das vagas da Ufac deva ser preenchido por candidatos acrianos e 20% destinado para candidatos de outros Estados.

Sobre o argumento do governador, Olinda Batista diz que a cota não obedeceria às normas do Ministério Público Federal (MPF), que já acionou a Ufac logo no início do processo.

“Quando estávamos discutindo o assunto sobre a cota, o MPF não concordou. É uma concorrência pública”, comentou.

Olinda diz ainda ser precoce avaliar se o vestibular por meio do Enem é sinônimo de prejuízo. Segundo ela, essa avaliação será feita após o término de todo o processo.

“Os acrianos não tiveram prejuízos, pois 76% das vagas foram ocupadas naturais do Estado. O curso de Medicina teve muitos aprovados de fora, mas são pessoas que estudaram nos melhores cursos e conseguiram a classificação”, concluiu.
O resultado oficial está previsto para ser divulgado até o dia 20 de janeiro.

CONCORRÊNCIA

Os cursos mais concorridos foram Medicina (7.189), Direito (3.227) e Engenharia Civil (1.695). Em relação à média alcançada por cursos, Medicina ficou em primeiro lugar (5.368), seguido por Engenharia Civil (5.112), Química (4.977) e Direito (4.943). (Ana Paula Batalha)

Ufac: reitora diz que MPF não admite cotas